Festividade de São Padre Pio
20/09/2024

A Igreja Católica  celebra na segunda-feira, 23 de setembro, a memória de São Pio de Pietrelcina, popularmente conhecido como “Padre Pio”. Na Arquidiocese de Belém  as homenagens  ocorrem desde o dia 14 com festividade na paróquia  dedicada ao Santo (Rodovia BR 316, 17800 – Pato Macho, Marituba – PA) .

A festividade segue até 23 de setembro, com o tema: “Anime-se, porque a mão de Deus que o sustenta, é forte”. A  programação conta com novenas e missas diárias às 19h30, celebradas por padres convidados. Após a celebração há sempre programação cultural.

No domingo, 22, a Santa Missa será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, em seguida terá procissão luminosa pelas ruas do entorno da paróquia.

Na segunda-feira (23), dia de São Pio de Pietrelcina, a Santa Missa será celebrada por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, seguida de programação cultural e encerramento da festividade.

São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina nasceu em 25 de maio de 1887, uma família de camponeses, em Pietrelcina e foi batizado no dia seguinte com o nome de Francesco Forgione. Aos 12 anos, recebeu o sacramento da Confirmação e da Primeira Comunhão. Aos 16 anos, entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de Frei Pio.

Em 1910, recebeu a ordenação sacerdotal. Seis anos depois, entrou para o Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, onde dedicava muitas horas do dia ao sacramento da Confissão. O cume das suas atividades pastorais era a celebração da Santa Missa. Ele se definia “um pobre frade que reza”. “A oração – afirmava – é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus”.

Padre Pio viveu em plenitude a vocação de contribuir para a redenção do homem, segundo a missão especial que caracterizou toda a sua vida e que realizou por meio da direção espiritual dos fiéis, pela reconciliação sacramental dos penitentes e pela celebração da Eucaristia. O momento mais alto de sua atividade apostólica foi aquele em que celebrou a Santa Missa. Os fiéis que dela participaram perceberam o ápice e a plenitude de sua espiritualidade.

PROGRAMAÇÃO:
19h30 – Missa: Padre André Almeida
20h45 – Noite Cultural: Alessandro Sanfoneiro
19h – Missa: Cônego Vladian Alves
20h30 – Noite Cultural: Camarote Vip
19h – Missa: Dom Antônio de Assis Ribeiro
20h30- Procissão Luminosa
21h30 – Noite Cultural: R. Play
23/09 – Dia de Padre Pio
19h30 – Missa: Dom Paulo Andreolli
21h – Noite Cultural: Ministério Renovai

Informações à Imprensa