Festividade de Santa Edwiges e São Geraldo Magela
13/10/2023

Na próxima segunda-feira, 16 de outubro, a Arquidiocese de Belém celebrará o dia de Santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, e São Geraldo Magela, padroeiro da gravidez e da maternidade. As homenagens ocorrerão nas paróquias dedicadas aos Santos nos bairros do Mangueirão e Val-de-Cães.

Paróquia Santa Edwiges (Conjunto Panorama XXI, quadra 09 – Mangueirão).A festividade tem como tema “Com Jesus e Santa Edwiges aprendemos a partilhar o pão” e será realizada de 14 a 22 de outubro, com uma programação diária que inclui alvorada às 6h30, novena às 18h30, missa às 19h e atividades culturais.

No domingo, dia 15, será realizada a 33ª edição do Círio de Santa Edwiges. A programação começa na matriz às 6h30, com o terço da alvorada e a missa às 7h, presidida pelo Padre Antônio Mattiuz. Às 7h, a Procissão do Círio Santa Edwiges sairá da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, na Rua Damasco, esquina com a passagem Arnaldo, Mangueirão. O percurso incluirá as ruas Damasco, Benjamim, Val-de-Cães e a Rua Principal até a paróquia. Na chegada da procissão, haverá uma missa presidida pelo pároco, Padre Luciano Costa Pereira. À tarde, haverá novena às 17h30, missa às 18h e programação cultural.

Na segunda-feira (16) Dia de Santa Edwiges, a programação começará às 6h30, com o terço da alvorada e a missa às 7h, presidida pelo Padre Roberto Carlos Moss, Vigário Paroquial. Às 12h, a missa será presidida pelo Padre Luciano Costa Pereira. À tarde, haverá novena às 17h30, missa às 18h30 e, finalmente, uma missa às 19h, presidida pelo Padre Nilton Reis, seguida de programação cultural.

Paróquia São Geraldo Magela (Conjunto Marex, Rua São Paulo – Val-de-Cães). A festividade tem como tema “O Senhor fez conhecer a sua salvação” e começou no dia 12 e  segue até o dia 16, conta Santa Missa às 18h e programação cultural.

Já é tradição na paróquia todo dia 16, a missa em honra a São Geraldo Magela que reúne dezenas de mulheres que agradecem e pedem a intercessão para conseguir a graça de engravidar. Nesta segunda-feira, dia de São Geraldo Magela, a programação será especial, começando às 19h, com uma Missa Solene celebrada pelo Pároco, Cônego Ronaldo Menezes, seguida de uma Procissão Luminosa pelas ruas dos conjuntos Marex e Bela Vista.

Agenda de Círios da Arquidiocese de Belém

12/11 – Círio de Nossa Senhora de Nazaré (81°) – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Marituba: 2° domingo de novembro;

26/11 – Círio de Nossa Senhora das Graças (80°) – Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ananindeua: 3° domingo de agosto;

26/11 – Círio de Nossa Senhora das Graças (71°) – Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças – Icoaraci: 4° domingo de novembro;

03/12 – Círio de Santa Bárbara (Santa Bárbara Do Pará) – Paróquia Santa Bárbara – Santa Bárbara do Pará: 1° domingo de dezembro;

03/12 – Círio de Nossa Senhora Imaculada Conceição (70°) – Paróquia Imaculada Conceição – Outeiro: 1° domingo de dezembro;

03/12 – Círio de Nossa Senhora da Conceição (64°) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benevides: 1° domingo de dezembro;

03/12 – Círio de Nossa Senhora da Conceição (115°) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro: 1° domingo de dezembro;

10/12 – Círio de Nossa Senhora do Ó (138°) – Santuário Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro: 2° domingo de dezembro;

25/12 – Círio do Menino Deus (67°) – Paróquia Menino Deus – Marituba: Dia de Natal

25/12 – Círio do Menino Jesus – Área Missionária Menino Jesus – Santa Bárbara: Dia de Natal

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará