Dia de São João Batista
22/06/2023

Neste sábado (24), a Igreja Católica celebra São João Batista, padroeiro das amizades e das grávidas, em uma ocasião especial na Arquidiocese de Belém. Será inaugurado o Santuário de São João Batista, localizado em Icoaraci, e haverá festividades na Igreja de São João, na Cidade Velha.

Na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, situada na Praça São Pio XII, em Icoaraci,  a festividade será  até o dia 25, com o tema “Com São João Batista, reconheçamos o Cordeiro na Eucaristia”. No dia do Padroeiro, 24 de junho, a programação terá início às 8h, com uma carreata até o Mercado Municipal de Icoaraci, seguida pela recitação da Ladainha de São João. À noite, às 19h, será realizada a Missa Solene, juntamente com a elevação da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças à condição de Santuário Arquidiocesano, com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

O Santuário São João e Nossa Senhora das Graças será o quarto na Arquidiocese de Belém e servirá como referência para a Pastoral Litúrgica e a Nova Evangelização. A partir de sua inauguração, serão realizadas pelo menos duas Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, além de intensa oração e a realização de Simpósios temáticos e encontros de formação.

Já na Igreja de São João, localizada na Rua João Diogo, na Cidade Velha, pertencente à Catedral de Belém, as festividades se estenderão até o dia 24, com o tema “Ele será grande diante do Senhor”. No sábado (24), dia de São João, a programação terá início às 7h com a Santa Missa presidida por Dom Alberto. À tarde, às 17h, Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Catedral, presidirá outra Santa Missa, seguida por uma procissão com a imagem de São João pelas ruas próximas à igreja.

História de São João

João Batista, filho de Zacarias e Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus, é uma figura de grande importância no contexto cristão. Seu nascimento é considerado um verdadeiro milagre, pois Isabel era estéril e o casal já estava em idade avançada. O anjo Gabriel anunciou a chegada de João a Zacarias, e ele nasceu seis meses antes do nascimento de Jesus. Ele foi consagrado a Deus desde o ventre materno e reconheceu Jesus como o Salvador quando Maria visitou Isabel.

Segundo a tradição, Maria, ao descobrir que estava grávida de Jesus, teria questionado Isabel sobre como poderia saber do nascimento do bebê. Foi então que Isabel prometeu acender uma fogueira quando João nascesse, de modo que Maria pudesse, de longe, saber das boas-novas. Até hoje, a fogueira é um símbolo característico das festividades em honra a São João. A fogueira também representa a purificação e a renovação, além da luz que ilumina o caminho dos fiéis.

São João Batista foi o precursor de Jesus, anunciando sua vinda e batizando-o no rio Jordão. Ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados, e foi preso e decapitado por ordem de Herodes Antipas. Ele é considerado o último dos profetas e o padroeiro dos festejos juninos.

Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)