Nesta quinta-feira, 22 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa dos Impossíveis e advogada dos casos desesperadores. Este ano também é celebrado os 125 anos de Santa Rita, realizada no dia 24 de maio de 1900, pelo Papa Leão XIII.
Na Arquidiocese de Belém Santa Rita de Cássia será homenageada no Santuário Santa Rita de Cássia (Cidade Nova), na Paróquia São José de Queluz (Canudos) e em mais 19 comunidades dedicadas à santa.
Este como parte da programação do Ano do Jubileu da Esperança, na Arquidiocese de Belém todas as paróquias no dia do padroeiro serão lugar de Peregrinação e Indulgência, além da Catedral e dos oito santuários que são determinados para acolher os peregrinos ao longo do ano.
No Santuário Santa Rita de Cássia (Cidade Nova V, We 32 – Ananindeua), a festividade começa no dia 17 e segue até o dia 25 com tema “Santa Rita, esperança dos desvalidos”, e conta com missa às 19h, presidida por padres convidados e programação cultural.
Na quinta-feira (22), dia de Santa Rita, o santuário ficará aberto para visitação ao longo do dia, com missa às 7h, 9h, 12h, 17h, encerrando às 19h, com Missa Solene presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Em seguida programação cultural.
Na Paróquia São José de Queluz (Avenida Cipriano Santos, 311, Canudos), a festividade tem como tema “Com Santa Rita, louvemos a Deus por suas criaturas” e segue até o dia 22, com Santa Missa às 19h e programação cultural.
Na quinta-feira (22), Dia de Santa Rita, a programação é especial, começando às 7h, com Santa Missa, presidida pelo Padre Frei Paulo Alessandro Dias, em seguida a tradicional Procissão das Rosas, que desde abril de 2019 é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.
A procissão sairá da Paróquia de São José, na Avenida Cipriano Santos, Av. Teófilo Condurú, Tv. Segunda de Queluz, Av. Ceará, Tv. Primeira de Queluz, Cipriano Santo e retornar a paróquia.
Ao longo dia a igreja ficará aberta para visitação e contará ainda com celebrações presididas pelos padres Agostinianos às 11h, 17h e 19h. A partir das 11h vendas de comidas típicas e atrações culturais após a missa das 11h e 19h.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará – Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pascom Santuário Santa Rita – Clara Duarte- 98214-7044
Pascom São José de Queluz – Ewerton Rodrigo -98539-7488