Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
25/06/2024

Nesta quinta-feira (27) a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, título da Virgem Maria que atrai muitos devotos, sobretudo pelo hábito da Novena Perpétua que lota seu templo às terças-feiras, na capital paraense. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ocorrem nas paróquias e Comunidades  dedicadas à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, Ananindeua e Marituba.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rodovia Artur Bernardes, nº 459), a festividade começou no dia 18 de segue até o dia 27 de junho, com o tema: “Aqui vimos, Mãe querida, consagrar o nosso amor!”, e conta com  novena às 18h30 e missa às 19h, diariamente.

Na quinta-feira (27), dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a programação conta com Missa Solene às 6h30 e às 12h, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém. A noite a programação começa às 18h30, com novena e às 19h, Santa Missa seguida de Procissão Luminosa.

O percurso será: saída da paróquia (Artur Bernardes), Av. Pedro Álvares Cabral,  Trav. Cel. Luiz Bentes, Rua Nelson Ribeiro, Tv. Djalma Dutra, Rua do Una, Trav. Cel. Luiz Bentes, Rua Frederico Schenneider, Trav. Rosa Moreira, Av. Senador Lemos, Passagem das Flores, Artur Bernardes até a paróquia.

Na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rua Jesus é Amor, 51, Canaã – Marituba), a festividade começou no dia 23 e segue até o dia 27, com terço às 18h, seguida de Santa Missa. Na quinta-feira (27), dia da Padroeira, a programação começará com a procissão, às 18h30, na chegada terá Missa Solene, em seguida terá programação cultural.

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Al. São Paulo, 184 N° 18, Paar), pertencente a Paróquia São Vicente de Paulo, a Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ocorrerá nos  dias 25, 26 e 27 de junho e  conta  com Missas, novenas e programação cultural a partir das 19h. Na quinta-feira (27), dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Santa Missa será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Histórico – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem sua devoção em um ícone de estilo bizantino que remonta ao Século XIII. Conhecida como “Maria, a Mãe de Deus”, pelas siglas gregas que contam acima de sua cabeça, a imagem é cheia de significados interessantes, próprios de uma elaborada obra de arte. Este ícone atravessou séculos e hoje se mantém como um dos mais admirados no mundo inteiro, sobretudo pelos fiéis católicos. O quadro representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços, ladeados por dois arcanjos que trazem elementos da Paixão e Morte do Senhor.

Foram os Padres Redentoristas, congregação religiosa que tem o Perpétuo Socorro como padroeira, que espalharam e difundiram no mundo inteiro esta devoção. A missão foi imcubida pelo Papa Pio IX em 1866, que os recomendou que a fizessem conhecida no mundo inteiro.

Em Belém, a devoção ao Perpétuo Socorro constitui-se uma das maiores devoções populares, pois todas as terças-feiras, em todas as Paróquias é realizada a tradicional novena perpétua. O destaque é para o suntuoso templo no bairro do Telégrafo que leva o nome da santa e promove às terças-feiras novenas a cada hora, todas com um número expressivo de fiéis.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)
Irmão Walmir:  9999-4606 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro