Dia de Nossa Senhora das Graças
24/11/2023

A Arquidiocese de Belém celebra nesta segunda-feira (27) Nossa Senhora das Graças, padroeira de Ananindeua e Icoaraci, com festividade nos santuários dedicados à Santa.

No Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (BR 316, Praça Vera Cruz, 262 – Centro, Ananindeua) a festividade tem como tema “Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança” iniciou no domingo 26 novembro, com a 80° edição do Círio de Nossa senhora das Graças.

Na segunda-feira (27) Dia de Nossa Senhora das Graças haverá novena às 7h, 11h e 18h e missa com benção das medalhas ao longo do dia às 6h, 12h e às 19h a Missa da Padroeira será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida de programação cultural.

A festividade segue até o dia 3 de dezembro, com missas, novenas e programação cultural e romarias.  No sábado, 2 de dezembro, terá a Romaria da Juventude às 15h, e no domingo (3), às 7h, o Círio das Crianças e a noite o encerramento da festividade.  A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário https://www.facebook.com/paroquiadasgracas.oficial e

No Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII – Icoaraci) A festividade tem com o tema “Maria, cheia de Graça, ensina-nos a viver como escolhidos”, e iniciou no domingo, 26 de novembro, com 71ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças.

Na segunda-feira (27), Dia de Nossa Senhora das Graças, a programação começa a partir das 18h com Adoração ao Santíssimo Sacramento seguindo de Santa Missa com benção das medalhas, presidida pelo Padre Plínio Pacheco.  Encerrando a noite tem programação cultural.

A festividade continua até o dia 10 de dezembro, com missa, terço, adoração, programação cultural e romarias, destaque para a XVI Caminhada da Juventude no sábado, 2 de dezembro, e o 31° Círio das Crianças no domingo (03). A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Círio de Icoaraci.http://www.facebook.com/ciriodeicoaracioficial e

Devoção a Nossa Senhora das Graças

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. A menina estava rezando na capela do local quando, de repente, surgiu uma iluminação intensa que chamou sua atenção. Era a Virgem Maria, que estava em pé sobre um globo terrestre esmagando uma serpente. De suas mãos, que estavam estendidas, saíam raios de luz – o motivo da claridade.

Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França. Sua comemoração litúrgica é celebrada em 27 de novembro, considerado o Dia de Nossa Senhora das Graças.

Na Arquidiocese de Belém, a devoção é particularmente forte no bairro de São Brás, no distrito de Icoaraci, bem como no município de Ananindeua. Em Ananindeua, Nossa Senhora das Graças é a padroeira da cidade, com sua devoção iniciada antes da fundação do município. A Paróquia de Nossa Senhora das Graças foi estabelecida em julho de 1943, no mesmo ano em que ocorreu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças. Este ano, o Círio alcança sua 80ª edição, com o tema “Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança”.

Com a elevação da Paróquia a Santuário, o tradicional Círio de Ananindeua, realizado historicamente no terceiro domingo de agosto, passará oficialmente para o quarto domingo de novembro, coincidindo com o mês da padroeira.

O Círio de Icoaraci teve seu início com a devoção primordialmente em São Brás, em 1949, quando ocorreu um evento extraordinário: um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, localizada na Av. Conselheiro Furtado, onde hoje se encontra a Capela dedicada a Santa.

Por conta disso a devoção começou com as romarias dos moradores de Icoaraci à capela de Nossa Senhora em São Brás. Já em 1952, foi realizado o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças, inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Inicialmente, ocorria no segundo domingo de novembro, mas anos depois a data foi fixada para o quarto domingo, mais próximo do dia da Padroeira. Este ano o Círio de Icoaraci chega à 71ª edição com o tema “Maria, cheia de graça, ensina-nos a viver como escolhidos”.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Pastoral da Comunicação – PASCOM (das paróquias)