Criação de novas paróquias na Arquidiocese de Belém
05/04/2024

Neste domingo (07) a Arquidiocese de Belém instala pela manhã a nova Área Missionária Nossa Senhora do Cenáculo, no Ariramba – Mosqueiro e à noite elevará a Área Missionária Menino Jesus à paróquia, em Santa Bárbara do Pará. As duas pertencem à Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, que com as novas mudanças passará ao total de 10 paróquias.

Mosqueiro

A cerimônia de criação da Área Missionária Nossa Senhora do Cenáculo, no Distrito de Mosqueiro, sendo a 105ª da Arquidiocese de Belém, será  no Ginásio da Escola  Maroja Neto (Estrada São Francisco S/N), às 8h30 com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Nossa Senhora do Ó. Na ocasião Padre Rinaldo da Silva, tomará posse como Administrador da Área Missionária.

A Área Missionária foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Santuário Nossa Senhora do Ó, e integrada à Região Episcopal Nossa Senhora do Ó. A partir da criação, ficam vinculadas à Área Missionária as seguintes comunidades: Nossa Senhora do Cenáculo, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Menino Jesus, Senhor do Bonfim, Santa Maria de Belém, Santa Maria Mãe de Deus, Santa Rosa de Lima, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santo Antônio, São Francisco, São Francisco de Assis, São João Evangelista, ⁠São João Batista e ⁠São Miguel Arcanjo.

Sentido da Área Missionária

A instituição de uma área missionária é de suma importância para a Igreja Católica, conforme ressaltado em documentos papais. Tanto o Papa Paulo VI na encíclica Evangelii Nuntiandi (EN 14) quanto o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium (EG 112) enfatizaram que a missão de propagar o Evangelho é essencial para a Igreja. A criação de uma área missionária permite que a Igreja se organize e mobilize para alcançar pessoas de diversas origens, promovendo uma mensagem de fé, valores morais e adaptando-se às realidades culturais locais.

Além disso, uma área missionária desempenha um papel vital na disseminação da fé e na construção de comunidades religiosas. Ela oferece assistência espiritual e caritativa às comunidades locais, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o enriquecimento cultural. É um centro de atividades religiosas, sociais e culturais que têm um impacto profundo nas vidas das pessoas e nas sociedades em que está inserida, fortalecendo os laços entre diferentes grupos e culturas.

Santa Bárbara do Pará

Em Santa Bárbara do Pará, a Área Missionária Menino Jesus (na Rua Segunda S/N, Vila Genipauba,), será elevada a paróquia, neste domingo (07) às 18h com Santa Missa, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelos Padres da Região Nossa Senhora do Ó. Durante a celebração, Dom Alberto dará posse ao Padre Henrique de Brito Alves como primeiro pároco da paróquia.

A nova paróquia foi criada como Área Missionária no dia 09 de setembro 2023, desmembrada da Paróquia Santa Bárbara e abrangerá um total de 13 comunidades, incluindo Nossa Senhora de Nazaré, São Pedro e São Paulo, Sagrada Família, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Neves, São João Batista, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Bom Remédio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Joaquim, São Bento e Menino Jesus.

Região Episcopal Nossa Senhora do Ó

A Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, criada por Dom Alberto Taveira Corrêa em 26 de maio de 2019, após desmembrar-se da Região Episcopal Menino Deus, atualmente conta com o Padre Francimar Ferreira como Vigário Episcopal. Esta região presta assistência religiosa ao distrito de Mosqueiro, bem como aos municípios de Benevides e Santa Bárbara.

Com a criação da Área Missionária Nossa Senhora do Cenáculo, a Região passará a ter 10 paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Benfica), já em Benevides fica Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo e a Paróquia São Francisco de Assis do Murinim. Em Mosqueiro mantém São Pedro Pescador, Nossa Senhora da Conceição e o Santuário Nossa Senhora do Ó. Por fim, no município de Santa Bárbara fica a Matriz Santa Bárbara e a Paróquia Menino Jesus.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]Grupo whatsapp Festividades ArqBelém