Abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belém
28/02/2020

“Fraternidade e Vida: Dom e compromisso”

A Arquidiocese de Belém realiza neste sábado (29), às 8h30, no Ginásio do CESEP (Av. Pedro Miranda, n°100, Bairro da Pedreira), a abertura da Campanha da Fraternidade 2020 (CF2020), que tem como tema: Fraternidade e Vida: Dom e compromisso”, e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

O evento reunirá fiéis das 94 paróquias, Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades para Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e o Clero Arquidiocesano, ao término haverá caminhada com destino a Santa Casa de Misericórdia.

A CF 2020  tem como objetivo conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, os quais se traduzem em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum.

A Irmã Dulce é o ícone presente no cartaz da CF, ela é um intercâmbio de cuidado. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar do próximo, do lugar, do mundo e da ecologia. Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, sendo a primeira Santa Brasileira.

Coleta da Solidariedade

A Campanha da Fraternidade é realizada no período da Quaresma (26 de fevereiro a 5 abril) e encerra com a Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos (05). Como gesto concreto os recursos arrecadados são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha.

Na Arquidiocese de Belém a Região Episcopal São Vicente de Paulo, que tem como Vigário Episcopal, Padre André Teles, receberá o recurso da coleta e será destinado a construção de uma Casa de Acolhida para famílias de pacientes internados no Hospital Metropolitano.

Estudo preparatório para CF 2020 na Arquidiocese

Para melhor entendimento a Arquidiocese através da Coordenação de Pastoral realizou o Estudo preparatório da Campanha da Fraternidade 2020, com o objetivo de formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível Arquidiocesano.

A formação iniciou no dia 25 de janeiro e encerra no 1° de março na Região das Ilhas, ao todo seis áreas são atendidas (Belém, Nossa Senhora do Ó, Metropolitana, Icoaraci, Cidade Nova e Região das Ilhas).

Evento: Abertura da Campanha da Fraternidade 2020

Data e Hora: Sábado (29) às 8h30

LocalGinásio do CESEP (Av. Pedro Miranda, n°100, Bairro da Pedreira)

Sugestão de Entrevistados:

– Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

-Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Vigário Geral da Arquidiocese e Coordenador da Campanha

– Padre André Teles, Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo (Região que receberá o recurso da CF2020)