Aula inaugural do Curso de Libras
09/08/2024

A Arquidiocese de Belém inicia o Curso de Língua Brasileira de Sinais –  LIBRAS para os seus agentes de pastorais,  com  aula inaugural neste sábado 10 de agosto, às 8h, na Faculdade  Católica de Belém (BR 316, Km 6 – Ananindeua), a  apresentação  será  feita por  Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e referencial para o Múnus da Caridade.

O objetivo do curso é promover capacitação aos agentes das pastorais, especialmente catequistas, que compõem as oito  Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém, através do Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como uma nova ferramenta de evangelização para auxiliar a pessoa surda. Trata-se de uma proposta inclusiva que expande a ação evangelizadora da Igreja Católica.

A iniciativa  é  o gesto concreto da  Campanha da Fraternidade 2024, que teve como tema Fraternidade e Amizade Social”; e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). Durante a campanha vivida em todas as paróquias da Arquidiocese, foram arrecadados recursos com a coleta da solidariedade, no Domingo de Ramos. Os recursos oriundos desta coleta são destinados ao apoio de projetos sociais da Igreja Católica que sejam relacionados ao tema da campanha da fraternidade e neste ano foi destinado à Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belém.

O  curso vai ocorrer de 18 de agosto de 2024 a 25 de janeiro de 2025, todos os sábados  em dois locais,  pela manhã  das 8h às 12h  no  Santuário Santa Rita de Cássia (Ananindeua)  e  à tarde  no Instituto Felipe Smaldone (Belém). O curso é totalmente gratuito e terá a certificação da Faculdade Católica de Belém.

A professora  e   Tradutora Intérprete de Libras, Lúcia Silva,  há 12 anos na Pastoral do Surdo,  fala da felicidade da  criação do curso na Arquidiocese: “Essa iniciativa sempre foi muito desejada, e hoje vendo esse projeto realizado, meu coração se enche de alegria por saber que vamos preparar agentes para atuar nas diversas pastorais levando comunicação para nossos irmãos surdos, afinal a missão de Jesus agora é nossa. A criação deste projeto representa um passo importante para a inclusão de fiéis Surdos nas atividades religiosas das Paróquias da Arquidiocese de Belém. Este projeto é uma realidade que beneficiará toda a comunidade, seja ela surda ou ouvinte”, afirmou.

Programação da Aula Inaugural do Curso de Libras da Arquidiocese de Belém

Dia 10, às 8h na Faculdade Católica:

08h às 08h20: Oração

08h20 às 09h: Mensagem de Abertura com Dom Paulo (apresentação da equipe do projeto), Monsenhor Agostinho Cruz e Padre Lindomar Pinheiro.

09h às 10h: Exposição do Curso de Libras (Amélia e Leila – surdas). Tradução falada pela profa. Hilma Lúcia

10h: Perguntas dos participantes.

10h45: Fala de Encerramento

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]