A Arquidiocese de Belém por ocasião do Ano Santo da Esperança, através da Pastoral da Comunicação, realiza neste domingo (18) a Peregrinação dos Comunicadores, destinada a todos os agentes de Pastoral da Comunicação e aos profissionais que atuam neste vasto campo como jornalistas, publicitários, social media, fotógrafos, radialistas etc.
O evento terá início no átrio da Igreja do Carmo (Travessa Dom Bosco, 69, Cidade Velha), com um rito simples de Bênção e Envio dos Peregrinos. Em seguida, todos formarão o cortejo que seguirá até a Catedral Metropolitana de Belém (Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/nº) onde haverá Santa Missa presidida pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre. Leonardo Monteiro. Ao final da celebração, os comunicadores poderão receber a mensagem do Papa Francisco, lançada em janeiro, para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais que a Igreja celebrará na Solenidade da Ascensão do Senhor, em 1º de junho deste ano.
A Peregrinação ocorre em virtude do Jubileu da Esperança, um ano santo vivido pela Igreja a cada 25 anos, e que celebra o aniversário da Encarnação de Jesus Cristo. Para a Igreja é um ano de graça onde os fiéis podem, entre outras práticas devocionais, lucrar indulgências plenárias, isto é, o estado absoluto de graça mediante a remissão da pena temporal devida pelos pecados cometidos. A possibilidade de pedir e obter indulgências é parte integrante e relevante da tradição dos Jubileus. E uma das formas de conseguir a indulgência em ano jubilar é exatamente através da prática de peregrinação a um local sagrado e da oração pelas intenções do Santo Padre, a confissão e a participação na Santa Missa.
Na Arquidiocese de Belém são nove os locais de peregrinação, entre eles está a Catedral Metropolitana, onde ocorrerá neste domingo a Peregrinação dos Comunicadores.
A Pastoral da Comunicação, que organiza o evento, é um organismo da Igreja Católica que atua como voluntariado dentro das Paróquias e instituições eclesiais no serviço da comunicação, sobretudo no que se trata da divulgação de eventos, produção de fotografias e textos, campanhas publicitárias e formação acerca de temas como tecnologias e novas mídias. A Pascom, como é mais conhecida, possui também um eixo voltado para a espiritualidade do comunicador, que incentiva todos os comunicadores a estarem sempre em sintonia com Deus através de práticas espirituais como leituras orantes da Palavra de Deus, pausas espirituais e a participação nas celebrações da Igreja. Estima-se que em Belém se tenham mais de 400 agentes de Pascom distribuídos em quase 100 paróquias das 109 que constituem a Arquidiocese.
Mais informações:
Padre Leonardo Monteiro – (91) 98134-5015 (Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação).
Shirley Moura – (91) 98335-3500 (Assessoria de Imprensa)