49° Aniversário de Ordenação Presbiteral de Dom Alberto Taveira Corrêa
12/08/2022

A Arquidiocese de Belém celebra nesta segunda-feira (15), dia de São Tarcísio, o 49° aniversário de ordenação presbiteral de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

As comemorações serão ao longo do dia, começando às 9h30, no Ginásio do Colégio CESEP, na festividade de São Tarcísio, onde Dom Alberto presidirá a Santa Missa, e em seguida sairá a procissão para a Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A celebração será transmitida ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese (Rádio Nazaré, Tv Nazaré e redes sociais).

Já pela noite, Dom Alberto presidirá a Ordenação Diaconal do seminarista Dyovanne Navarro Monteiro Vieira Navarro Monteiro Vieira, às 20h, na Paróquia São Vicente de Paulo.

Trajetória de Dom Alberto

Dom Alberto nasceu em Nova Lima – MG no dia 26 de maio de 1950, de família católica, recebeu o chamado de Deus muito cedo e desde os quatro anos já havia decidido ser padre e sua vocação foi acompanhada pela família e sacerdotes que incentivaram e aos 23 anos foi ordenado padre.

Ordenação Sacerdotal

A ordenação sacerdotal de Dom Alberto ocorreu no dia 15 de agosto de 1973, em Nova Lima pelas mãos de Dom João Resende Costa, então Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, sua paróquia de origem, onde teve sua primeira função como pároco até 1978.

Como Padre, Dom Alberto passou também pelas paróquias de São Geraldo, Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre, além de ser designado para várias funções no clero arquidiocesano de Belo Horizonte.

Uma das essências presentes na vida presbiteral de Dom Alberto foi sua natureza de formador e orientador, foi Reitor no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus, orientador do Seminário Menor São José, Professor da Pontifícia Universidade Católica, coordenador dos cursos de canto pastoral e da comissão de liturgia. Além de ter sido coordenador da pastoral vocacional.

Na organização do clero arquidiocesano de Belo Horizonte esteve à frente como responsável pelo acompanhamento dos diáconos da arquidiocese, Vigário Episcopal para a Pastoral, além do mais, atuou como Capelão de Hospital, assim como foi Vigário Forâneo da Forania São Caetano. Em Belo Horizonte o religioso tem como escola de vida e uma grande gratidão aos padres e as paróquias de Nova Lima, a Paróquia da São Geraldo, a Paróquia de Vargem Alegre, a Paróquia de Bonfim.

Ao longo destes 49 anos como sacerdote, Dom Alberto continua inspirando e investindo na formação de novos  padres, como Arcebispo já ordenou mais de 200 sacerdotes, incluindo o Padre Fábio de Melo.

Episcopado

“Para a Vida do Mundo” é o lema do episcopado de Dom Alberto Taveira Corrêa, ordenado no dia 06 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima – MG. Dom Alberto escolheu como lema o texto do Evangelho de São João 6, 51: “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo”, no brasão episcopal expresso com a frase latina “Pro Mundi Vita”.

Dom Alberto está há 12 anos na Arquidiocese de Belém, nomeado como o 10º Arcebispo Metropolitano, no dia 30 de dezembro de 2019, tomando posse no dia 25 de março.  Antes de chegar a Belém, Dom Alberto atuou na Arquidiocese de Brasília, como Bispo Auxiliar de 1991 a 1996. No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como primeiro Arcebispo, onde permaneceu até março de 2010.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro