“Evangelizar é a minha missão.”

A Arquidiocese de Belém tem a alegria de convidar para ordenação episcopal, do seu até então Vigário Geral, Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, neste sábado (23) às 9h, na Paróquia  São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci).

A Solenidade de ordenação terá como bispos ordenantes Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo de São Luís – MA, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém – PA, Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, Bispo de Bragança – PA. A celebração também será concelebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispos do Regional Norte II, padres e diáconos.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese: Rádio Nazaré, Tv Nazaré, disponível também pelos links: Link do Youtube e link do Facebook

No mesmo dia, Dom Raimundo Possidônio celebrará a primeira missa como bispo às 19h, na igreja Matriz de icoaraci, com transmissão ao vivo  pelas redes sociais da Paróquia: https://www.facebook.com/paroquiasjbnsg  https://www.instagram.com/paroquiasjbng

A apresentação e posse do novo bispo, Dom Raimundo Possidônio, será no sábado seguinte, dia 30 de abril, às 16h, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário em Bragança, onde atuará como Bispo Coadjutor junto ao bispo titular Dom Jesús Maria.

Dom Raimundo é natural de Icoaraci, distrito de Belém do Pará, nascido no dia 31 de março de 1954. Fez seus estudos fundamentais (Primário e Ginásio), porém concluindo no Seminário São Pio X, onde entrou em 1968. Estudou o Clássico no Seminário Redentorista Santíssimo Redentor tendo sua Ordenação Diaconal em 07 de junho de 1976. Cursou Filosofia e Teologia no IPAR/UFPA – Bacharelado em Teologia (1973/78), chegando a sua Ordenação Sacerdotal em 24 de junho de 1978. Tem Especialização em História da Igreja na América Latina (Assunção/PUC – SP 1982), Mestrado História Eclesiástica em Gregoriana (Roma) em 1987,  Doutorado em História da Igreja (2000).

Na história da Igreja, Dom Possidônio passa a ser o 10º bispo paraense a ser nomeado para atuar na Igreja do Brasil, dentre estes é o quinto em atividade no momento. É precedido pelo Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo de São Luís (MA); Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém (PA); Dom José Maria Chaves dos Reis, Bispo de Abaetetuba (PA); Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, Bispo de Palmeira dos Índios (AL).

O Monsenhor Possidônio como bispo sempre foi um desejo dos filhos da Igreja de Belém, que hoje festeja esse momento: “Somos irmãos e amigos e você sabe o quanto eu esperei por esse abençoado dia. Em nossas conversas falando de pastoreio você sempre repetiu ‘ser padre é a minha cachaça’, é o que eu gosto de fazer. É o que padre Cid é para a Igreja de Belém. Seu serviço sempre foi admirado por todos, aliás, desde seminarista você foi destaque. Sempre achamos que seria um bem imenso para a Igreja sua nomeação como Bispo, sem desfazer de ninguém não temos dúvidas, você está preparado. Tudo o que você faz é bem-feito, com amor, com zelo e muito ardor missionário”. Manifestou Monsenhor Marcelino Ferreira, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, em uma mensagem após a publicação da nomeação de Monsenhor Cid.

Paróquia  São João Batista e Nossa Senhora das Graças

Icoaraci e a igreja matriz foram escolhidos por ser local de origem do Monsenhor, e a escolha foi recebida com festa pelo povo que se prepara para o grande dia junto a matriz, fruto de muitas vocações, entre elas a do Monsenhor Raimundo Possidônio.  “Ofereçamos nossas orações de louvor e gratidão a Deus por ter abençoado nossa paróquia com tantas vocações, e neste tempo por um de seus filhos, sacerdote e ex-pároco ser eleito bispo!”  Padre Agostinho Sousa Cruz, Pároco da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

Arquidiocese de Belém

Monsenhor Possidônio é referência na Igreja de Belém e na Amazônia, na Arquidiocese de Belém Dom Possidônio tem importantes contribuições, como a atuação como Administrador quando a Arquidiocese estava vacante, entre abril de 2009 e março de 2010, e Vigário Geral da Arquidiocese desde o ano de 2004, mesmo ano em que foi nomeado coordenador de Pastoral, função que exerceu até 2020.

Em 2010 recebeu o título oficial de Monsenhor. Também teve o reconhecimento de feitos perante o município Belém, que lhe rendeu o recebimento da comanda de Medalha de Honra ao Mérito, entre outros feitos pela Igreja e sociedade. Passou por diversas paróquias e foi ele o responsável de oficializar a devoção de dois padroeiros da Igreja Matriz de Icoaraci, sendo a única na Arquidiocese de Belém a ter co-padroeira.

Nomeação

A nomeação do Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata,como  Bispo Eleito Coadjutor da Diocese de Bragança, foi divulgada no dia 16 de março, pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, mediante pronunciamento ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese. Também estiveram presentes o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e o Diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, bem como o bispo nomeado Dom Raimundo Possidônio.

Em seu pronunciamento o Arcebispo diz que “Nós não perdemos Monsenhor Cid, mas temos a alegria de doá-lo como presente à Diocese de Bragança, onde vai ajudar Dom Jesús María Cizaurre Berdonces em seu ministério. Temos o coração cheio de ação de graças pela nomeação deste novo bispo, de nossa terra e de nossa Arquidiocese”.

Vida e Missão de Dom Possidônio