A Arquidiocese de Belém convida para a Ordenação de 32 diáconos permanentes, na próxima terça-feira (26), data em que comemoramos Santo Estêvão, padroeiro dos diáconos. A celebração Paróquia Jesus Bom Samaritano – (Avenida Perimetral – Tapanã), às 19h, com missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré, Portal Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

Os candidatos a serem ordenados tiveram quartos anos de formação na Escola Diaconal Santo Efrém – Ananindeua, e cumpriram com todas as etapas das disciplinas, retiros e formação geral, tendo como formador o Padre Humberto Paiva.

Após a ordenação os diáconos serão orientados pelo Padre Roberto Cavalli, Vigário Episcopal para o Diaconato Permanente, direciona os diáconos para os serviços pastorais em diversos setores da Arquidiocese de Belém.

Sobre o diaconato

O primeiro grau do Sacramento da Ordem é designado “Diaconato”. Desempenha funções de serviço (Diaconia) e, que não exerce o sacerdócio. Atua no auxílio dos padres e bispos. As suas tarefas, em contexto eclesial, são as de direção e administração, atividades sociais e de caridades. Auxilia, também, o presbítero ou o Bispo, nas celebrações, assim como a de representar a Igreja em atos de rito sacramental, tais como o Batismo, o Matrimônio e as Exéquias. O diácono permanente pode ser casado ou de vida celibatário.

Foto: Ascom Arquidiocese