Foro: Salim Wariss

“O sacerdote é o amor do coração de Jesus’” João Maria Vianney

A Arquidiocese de Belém convida todo o povo de Deus para participar das ordenações sacerdotais de 2021, de seis novos sacerdotes, a serem realizadas nos meses de novembro e dezembro.

Amanhã, sábado dia 20, será a ordenação dos diáconos: Davi Pantoja do Nascimento e Demison Batista Foiquinos, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, às 18h, na Paróquia São José de Anchieta (Alameda Ns-13, 65 – Coqueiro).

Os seis novos sacerdotes já assumem funções na Arquidiocese e, juntos aos 231 padres, vão atender às 98 paróquias.

A Ordenação é um momento importante para os ordenados e toda a igreja que os recebe e testemunha os votos e as promessas sacerdotais, para o serviço comunitário. É comum que a ordenação de um sacerdote ocorra quase sempre na paróquia de origem do despertar vocacional do ordenando, o chamado de Deus.

Diácono Erick

É o caso do Diácono Erick Ramon de Araújo Bezerra, que será ordenado no próximo sábado (27), às 9h, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Icoaraci).  A  Comunidade Paroquial  está em festa e tem se mobilizado em prol da ordenação  do novo sacerdote, que celebrará sua primeira missa na paróquia , no dia 28, às 18h.

Vocação

O processo de vocação geralmente começa ainda na paróquia de origem, nos grupos de jovens, serviço como coroinha, ou paroquiano. Para despertar vocacional a Arquidiocese de Belém tem o Serviço de Animação Vocacional – SAV, com a missão de trabalhar na implantação de uma cultura para ajudar os jovens a descobrirem o seu lugar na Igreja, seja na vocação matrimonial, vida Sacerdotal, Religioso ou leigo. Para isso realiza anualmente a Jornada Vocacional (no período da Quaresma) e o Festival Vocacional (em agosto, que é o mês das vocações).

Seminário São Pio X

O seminário já formou centenas de padres entre os primeiros estão os vigários gerais da Arquidiocese de Belém Monsenhor Marcelino Gonçalves Ferreira, em 1977, e o Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata,  1978.

Nos últimos 10 anos o seminário formou 43 sacerdotes, todos ordenados pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.

Agenda de Ordenação Sacerdotal

• 20 de novembro: Davi Pantoja do Nascimento e Demison Batista Foiquinos: às 18h – Paróquia São José de Anchieta (Conjunto Maguari);
  • 27 de novembro: Erick Ramon de Araújo Bezerra: às 9h, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Icoaraci);
  • 8 de dezembro: Roberto Ademir Melgar Henriques Junior: às 18h, na Paróquia São Jorge (Marambaia);
  • 12 de dezembro: Augusto Bozani Müller: às 10h, na Paróquia Santo André (Ananindeua);
  • 18 de dezembro: Leonardo Lopes Monteiro: 10h, na Basílica Santuário de Nazaré

Informações: Assessoria de Comunicação