Oração da manhã em família

Rezar de manhã em família permite colocar Deus em primeiro lugar, abrir a porta do coração e da alma para Jesus e convidá-lo a nos acompanhar no decorrer do dia. Eis uma bela oração da manhã escrita em uma linguagem simples e atual e que é acompanhada por gestos, para ajudar pequenos e grandes a viver a oração em seu corpo e a fazê-la adentrar o coração.

Oração da manhã gestual para ser feita em família

Adaptação da oração de Pierre Lacroix:

“Senhor Jesus, nessa manhã, abro a porta (abrir as mãos diante do seu coração) de todo meu ser pelas próximas 24 horas. Adentre tudo que sou: meu corpo, minha alma, meu coração, meus sentidos, minha memória, minha inteligência, minhas alegrias e minhas penas. Senhor Jesus, acolho Tua presença real e milagrosa em tudo o que sou (abrir as mãos e voltá-las para cima) e isso inclui minhas feridas e minhas fragilidades. Também te recebo em todos os problemas e desafios desse dia.

Senhor, reconheço que tens um amor infinito (desenhar um grande círculo com os braços estendidos) por mim e que eu sou sua criança querida, apesar de todos os meus defeitos. No início desse dia, aceito o Teu amor incondicional por mim. Dou-te a total liberdade de me ajudar divinamente, independente do que me aconteça nas próximas 24 horas, agradeço desde já. Como diz São Paulo, proclamo que “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 20) (colocar três vezes a mão direita sobre o Coração de Jesus).

Senhor Jesus, Tu estás comigo pelas próximas 24 horas. Tu vês tudo o que eu vejo. Estamos realmente juntos e alegro-me em saber que estás comigo.”

Conselhos para rezar em família pela manhã

Rezar em família é indispensável para testemunhar junto a nossas crianças nossa vontade de colocar Deus em primeiro lugar nas nossas vidas. Se as crianças continuam, claro, livres de recusar a Cristo, os tempos de oração em família são, portanto, momentos privilegiados para um reconhecimento íntimo. Além disso, aprender desde pequeno a  ser fiel à oração diária é um bom treino para continuar a sê-lo quando adulto.

Eis alguns conselhos para rezar de manhã em família:

Preparar um bom lugar de oração que ajude no recolhimento.

Definir uma hora precisa para que a oração comece e uma duração de oração que permita que os mais jovens continuem concentrados do início ao fim. Isso pode ser também antes do jantar à noite, na bênção dos alimentos.

Escolher um conteúdo adaptado, curso e rico. Diferentes tipos de conteúdo podem vir a nutrir a oração: uma passagem bíblica, uma meditação, uma oração para ler que seja recitada de coração etc.

Rezar com o corpo: colocando-se de joelhos, juntando as mãos, fazendo gestos etc.

Falando de forma espontânea, para agradecer, pedir perdão ou confiar uma intenção de oração.

Como rezar em família ?

O Hozana ajuda cada família a descobrir a alegria da vida de oração, a crescer espiritualmente e a ser fiel ao seu tempo diário de encontro com Deus. Aqui você pode encontrar diversas propostas espirituais ricas e encontrar aquela que seja mais adequada à sua necessidade.

Descubra, por exemplo, a comunidade de oração Nos passos de uma família santa: Novena de São Luiz e Santa Zélia com orações, cada dia em um lugar diferente, que falam sobre a santidade em família. Viva também uma Novena pelas mães com Santa Gianna Beretta Molla e, durante nove dias, conheça melhor a história de Santa Gianna e peça sua intercessão por todas as mães, biológicas ou espirituais. Ou ainda, participe da Novena pelos pais com São José e reze todos os dias pelos pais biológicos ou espirituais, pedindo a intercessão de São José com base na Carta Patris Corde, do Papa Francisco.

 

Fonte: Hozana.org

Receba as últimas notícias