Dezembro é o mês da espera cheia de esperança do nascimento do Salvador. Para nós cristãos é o momento oportuno para nos prepararmos e vivenciarmos a experiência da escuta da Palavra e reflexão sobre o anúncio da vinda do Messias.
Vivemos a terceira semana do Advento, que reflete acerca do testemunho de Maria no servir e ajudar ao próximo. Com intuito de oferecer base bíblica, espiritual e preparar o coração para que Jesus nasça em cada um de nós, a Arquidiocese de Belém por meio da Coordenação da Pastoral, organizou encontros no livro da Novena de Natal 2019, onde foram impressos treze mil exemplares.
A Novena deste ano, como parte de programação do Sínodo Arquidiocesano, traz a temática “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8), e o lema “Belém, abre tuas portas ao Salvador”, e nos encontros os fiéis também conversam sobre temas específicos que abordam o anúncio do Evangelho na Amazônia, a caminhada para missão, anúncio do anjo à Maria e entre outros.
Na Novena de Natal, com realização até dias 23 e 24 de dezembro, o animador/missionário é convidado a preparar a Coroa de Natal, organizar um ambiente que irá receber o encontro, com bíblia, mesa e manjedoura, por exemplo, para colocar o Menino Jesus.
Novena de Natal nas Paróquias
Para este momento as paróquias das oito regiões episcopais – (Sant’ Ana, Coração Eucarístico de Jesus, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Ó, Menino Deus, São João Batista, Santa Cruz, Santa Maria Goretti), se empenham na realização da novena visitando a casa das famílias, convidando paroquianos, comunidades, pastorais, grupos e movimentos.
Na paróquia São José de Queluz, bairro Canudos, sessenta grupos, entre pastorais e movimentos (Comunidade Santo Agostinho, Comunidade Sagrada família, Comunidade João Paulo II, Comunidade Santa Rita, Guarda de São José, Grupo da Juventude), realizam a novena. Enquanto, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, com noventa e três grupos. Já a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Cidade Velha, se organizou em cinquenta e três grupos. E no último dia 08, a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no Distrito de Icoaraci, realizou a missa do envio de setenta grupos (formados por comunidades, pastorais e movimentos), com o retorno das imagens, no dia 22 de dezembro, às 18h, conduzidas pelas crianças da paróquia.
Quem não tiver a oportunidade de acompanhar a novena nas comunidades e nas casas das famílias, a Rádio Nazaré FM, 91,3, iniciou segunda-feira (16) e segue até o dia 24 de dezembro, a partir das 18h15, a Novena de Natal. O Livro da Novena de Natal 2019, também, pode ser solicitado nas Paróquias ou na cede administrativa da Arquidiocese de Belém.
São momentos de dedicação e crescimento na fé, propícios para “que todas as famílias, comunidades e paróquias experimentem a alegria do acolhimento sempre renovado no Natal, para que todos os irmãos e irmãs experimentem as portas abertas para acolher o Salvador!”, destaca em mensagem no livro Novena de Natal 2019, o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Qual é o verdadeiro sentido do Advento?
O Advento recorda a salvação que nos convida a conversão. É um tempo marcado pela virtude da esperança, pois, são quatro semanas de alegre expectativa para o nascimento de Jesus Cristo. E se destaca essa expectativa através dos simbolismos, Coroa de Natal e o Presépio, que sinaliza o período do Advento.
Para nós católicos uma das principais necessidades de se viver bem o Advento é feito no exercício da conversão diária, assumir as próprias fraquezas, aprender a acolher o outro nas diferenças e dispor ao próximo de atenção e amor, “somos chamados a testemunhar e oferecer ao nosso mundo cansado, pois só em Jesus Cristo, única esperança, encontrará seu sentido e realização a vida humana”. | Leia mais sobre Advento e se prepare com seus familiares e amigos.
Como forma de crescimento na fé e na oração em preparação para a Solenidade de Natal e posteriormente o evento Sinodal da Arquidiocese de Belém, rezemos a Oração Para o Sínodo da Arquidiocese de Belém:
Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém.
Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos.
O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor.
Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém!