Na próxima sexta-feira (22)  Arquidiocese de Belém do Pará dará início ao Ano Jubilar em comemoração dos 300 anos como Diocese. O terceiro centenário será marcado com uma programação especial que marcará o ano (2019/2020) com celebrações, ordenações, publicações, exposições, entre tantas outras atividades.

Como parte da programação do Ano Jubilar serão criadas mais duas paróquias a Santa Teresa de Calcutá e São Clemente. Com as novas instalações a Igreja Católica de Belém passará a ter 91 paróquias, divididas em sete Regiões Episcopais. A Arquidiocese pretende aumentar o número templos católicos para que mais pessoas possam ser atendidas pela Igreja.

Nossa Igreja quer ser fiel ao Evangelho e ouve a proclamação de Jesus: ‘“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!’ (Lc 6, 20). Vivemos numa região com grandes desafios. Os que são socialmente pobres constituem a maior parte de nosso povo santo. Sem desprezar quem quer que seja, nossa Igreja quer incluir os que estão ou se sentem mais distantes e excluídos. Daí se entende a força missionária com a qual estamos implantando paróquias e áreas missionárias nos pontos mais desafiadores de nossa Arquidiocese” explica o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Santa Teresa de Calcutá

No dia 17 de fevereiro será realizada a instalação da 90° Paróquia que terá o nome e padroeira “Santa Teresa de Calcutá” (conjunto Eduardo Angelim II, Parque Guajará, s/n), com Santa Missa às 19h, presidida por Dom Alberto, que também dará posse ao primeiro pároco, o Padre Paulo João Fernandes Ribeiro.

Padre Paulo João, foi ordenado no dia 6 julho de 2018, desde então foi Vigário Paroquial da Paróquia Divina Misericórdia e responsável por atender a área que será instalada a nova Paróquia.

A paróquia foi desmembrada da Paróquia Divina Misericórdia, assim como as comunidades de Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Antônio vão integrar a nova paróquia, que fará parte da Região Episcopal São João Batista.

São Clemente

Já no dia 10 de março, será realizada a instalação da nova Área Missionaria (quase-paróquia) São Clemente (Rua São Clemente s/n, no Bairro do Bengui), com Santa Missa, às 8h, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, que no ato também dará posse ao Padre Paulo Humberto Rodrigues Cruz, como Administrador Paroquial.

A nova Área pertencia a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, assim como as comunidades de São José Operário, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, Jesus é Vida e Nossa Senhora do Carmo que vão integrar da nova Área Missionária, que fará parte da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.