“Santa Missa, exposição e lançamento de livro marcam a comemoração da grande festa Eucarística da Arquidiocese de Belém”

O ano de 2016 foi emblemático para a cidade de Belém pela efeméride de seus 400 anos. Nas origens da fundação da cidade estão também as origens da presença da Igreja e da evangelização na Amazônia. Comemorou-se ainda os 110 anos de elevação da diocese de Belém à Arquidiocese. Por tal feito, nossa Arquidiocese de Belém foi agraciada pela oportunidade de sediar o XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016.

Na ocasião o CEN2016 arrebanhou pessoas de todo o Brasil, em diversos eventos, que em sua 17ª edição – a cada cinco com sede em alguma cidade brasileira -, teve como novidade sete dias de atividade. Esta foi a segunda vez que Belém sediou o evento, que contou com a presença do legado pontifício (representante do Papa), cardeais, arcebispos e bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, pessoas consagradas e uma multidão de leigos e leigas. Tivemos um envolvimento de mais de um milhão de participantes ao longo da semana, 15 a 21 de agosto de 2016.

Em comemoração a tantas graças alcançadas, a nossa Arquidiocese de Belém do Pará promoveu na noite da última segunda-feira, 21, uma programação especial em Ação de Graças pelo primeiro ano da realização do CEN2016. As atividades começaram com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Catedral Metropolitana de Belém, às 19h. Em seguida o lançamento do Livro Memórias do XVII Congresso Eucarístico Nacional, e por fim, a abertura da Exposição do Acervo Litúrgico e Fotográfico do CEN2016 – EXPO CEN2016.

Memórias do CEN2016

A exposição Memórias do XVII Congresso Eucarístico Nacional traz a público os símbolos, objetos, litúrgicos e fotografias que retratam a cenas capturadas em que fizeram do CEN2016 o maior evento católico do ano de 2016 no Brasil, colocando em evidência nossa Belém do Pará em todo território brasileiro. As fotos ali apresentadas, são algumas selecionadas do livro Memórias do CEN2016, trata-se de uma gota no oceano de fatos e memórias que representaram o evento em suas diversas atividade. Foram diversas celebrações eucarísticas; procissões e adorações eucarísticas; confissões, pregações e palestras; shows, e muitas outras ações que fizeram a Amazônia mais Eucarística e Missionária, todas bem representadas no acervo litúrgico e fotográfico da exposição.

Ação de Graças

Os lançamentos do livro e a abertura da exposição ocorreram após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo, que em sua fala manifesta a alegria de tanta dedicação da Arquidiocese para reavivar estes momentos que marcaram a capital eucarística do Brasil. “Por tudo damos graças ao Nosso Senhor, e às pessoas que se dedicaram a colaborar e vivenciar, de forma especial, o Congresso Eucarístico Nacional tornando-nos irmãos envoltos à mesa Eucarística. Assim oferecemos estas expressões memoriais do XVII Congresso Eucarístico Nacional. Que ele te seja agradável, e que nos faça, cada dia mais, um povo da memória agradecida pelo amor de Nosso Senhor, que sempre teve um olhar especial para nossa Amazônia. Pois somente a Ele toda a honra e toda a glória para sempre”.

Convite

Foram centenas de pessoas que participaram deste momento memorável para nossa Santa Igreja. Ainda há tempo para quem quiser visitar a Exposição, pois ela ficará aberta na Catedral de Belém até o dia 03 de setembro, das 16h às 21h, no salão dos Pontificais. O livro também está disponível na Secretaria da Catedral da Sé e na Cúria Metropolitana, com custo de R$ 50,00, valor simbólico para auxiliar nas despesas, pois o objetivo da Arquidiocese não é arrecadar, mas proporcionar a todos uma experiência de reviver os momentos que marcaram o quarto centenário da evangelização na Amazônia e da criação da cidade de Belém.