Dezembro é o mês da espera cheia de esperança do nascimento do Salvador. Para nós cristãos é o momento oportuno para nos prepararmos e vivenciarmos a experiência da escuta da Palavra e reflexão sobre o anúncio da vinda do Messias.

Vivemos a terceira semana do Advento, que reflete acerca do testemunho de Maria no servir e ajudar ao próximo. Com intuito de oferecer base bíblica, espiritual e preparar o coração para que Jesus nasça em cada um de nós, a Arquidiocese de Belém por meio da Coordenação da Pastoral, organizou encontros no livro da Novena de Natal 2019, onde foram impressos treze mil exemplares.

A Novena deste ano, como parte de programação do Sínodo Arquidiocesano, traz a temática “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8), e o lema “Belém, abre tuas portas ao Salvador”, e nos encontros os fiéis também conversam sobre temas específicos que abordam o anúncio do Evangelho na Amazônia, a caminhada para missão, anúncio do anjo à Maria e entre outros.

Na Novena de Natal, com realização até dias 23 e 24 de dezembro, o animador/missionário é convidado a preparar a Coroa de Natal, organizar um ambiente que irá receber o encontro, com bíblia, mesa e manjedoura, por exemplo, para colocar o Menino Jesus.

Novena de Natal nas Paróquias

Para este momento as paróquias das oito regiões episcopais – (Sant’ Ana, Coração Eucarístico de Jesus, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Ó, Menino Deus, São João Batista, Santa Cruz, Santa Maria Goretti), se empenham na realização da novena visitando a casa das famílias, convidando paroquianos, comunidades, pastorais, grupos e movimentos.

Grupo dos jovens – Paróquia São José de Queluz

Na paróquia São José de Queluz, bairro Canudos, sessenta grupos, entre pastorais e movimentos (Comunidade Santo Agostinho, Comunidade Sagrada família, Comunidade João Paulo II, Comunidade Santa Rita, Guarda de São José, Grupo da Juventude), realizam a novena. Enquanto, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, com noventa e três grupos. Já a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Cidade Velha, se organizou em cinquenta e três grupos. E no último dia 08, a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no Distrito de Icoaraci, realizou a missa do envio de setenta grupos (formados por comunidades, pastorais e movimentos), com o retorno das imagens, no dia 22 de dezembro, às 18h, conduzidas pelas crianças da paróquia.

Quem não tiver a oportunidade de acompanhar a novena nas comunidades e nas casas das famílias, a Rádio Nazaré FM, 91,3, iniciou segunda-feira (16) e segue até o dia 24 de dezembro, a partir das 18h15, a Novena de Natal. O Livro da Novena de Natal 2019, também, pode ser solicitado nas Paróquias ou na cede administrativa da Arquidiocese de Belém.

Família em novena na Paróquia São João Batista

São momentos de dedicação e crescimento na fé, propícios para “que todas as famílias, comunidades e paróquias experimentem a alegria do acolhimento sempre renovado no Natal, para que todos os irmãos e irmãs experimentem as portas abertas para acolher o Salvador!”, destaca em mensagem no livro Novena de Natal 2019, o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Qual é o verdadeiro sentido do Advento?

O Advento recorda a salvação que nos convida a conversão. É um tempo marcado pela virtude da esperança, pois, são quatro semanas de alegre expectativa para o nascimento de Jesus Cristo. E se destaca essa expectativa através dos simbolismos, Coroa de Natal e o Presépio, que sinaliza o período do Advento.

Para nós católicos uma das principais necessidades de se viver bem o Advento é feito no exercício da conversão diária, assumir as próprias fraquezas, aprender a acolher o outro nas diferenças e dispor ao próximo de atenção e amor, “somos chamados a testemunhar e oferecer ao nosso mundo cansado, pois só em Jesus Cristo, única esperança, encontrará seu sentido e realização a vida humana”. | Leia mais sobre Advento e se prepare com seus familiares e amigos.

Como forma de crescimento na fé e na oração em preparação para a Solenidade de Natal e posteriormente o evento Sinodal da Arquidiocese de Belém, rezemos a Oração Para o Sínodo da Arquidiocese de Belém:

Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém.

Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos.

O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor.

Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém!

Arquidiocese de Belém

Oração para o Sínodo Arquidiocesano