A Arquidiocese de Belém deu início neste mês de janeiro a mais uma etapa das trocas em paróquias e funções de padres. As mudanças são partes do dinamismo dos trabalhos de evangelização e pastorais do clero, em suas diversas instâncias pastorais.

As transferências são sempre oportunidade de renovação para os próprios sacerdotes, mas também para as comunidades paroquiais, exigindo por vezes um espírito de sacrifício e obediência. É o Senhor, que por intermédio do Espírito Santo indica este caminho, iluminando e abençoando os irmãos na nova missão que lhes é confiada.

Padre Edvaldo Andrade Amaral

Neste primeiro semestre estão previstas 16 transferências, podendo aumentar de acordo com a necessidade. As primeiras ocorreram no mês de janeiro, no dia 5, na Paróquia Santo Inácio de Loyola no Icuí-Guajará, que recebeu o novo Pároco, Padre Edvaldo Andrade Amaral, anteriormente vigário paroquial na Paróquia São Pedro e São Paulo. Já no dia 6, os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe receberam o novo Pároco, Padre Antônio Célio, recém-chegado à Arquidiocese.

No dia 3 de fevereiro, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, presidirá a Santa Missa, às 9h, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Distrito Industrial, com a posse do novo Pároco Padre Isan Alves Vieira, até então Vigário Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo.

Padre Gelcimar Souza Santos

Também no dia 3, Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, preside a Santa Missa, às 10h, onde o Padre Gelcimar Souza Santos tomará posse como novo Pároco da Paróquia da Divina Misericórdia – Icoaraci, sendo transferido da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora onde era Pároco.

Já no dia 9, Dom Irineu presidirá a Missa às 18h, com a posse do novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padre Hellyson Wagner Amaral de Lima (Wagner Maria), até então vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Padre Wagner Maria

No dia seguinte, domingo 10, às 9h, Dom Irineu ainda conduz a Santa Missa que dará posse ao novo pároco da Paróquia Santo Antônio do Tucunduba, Padre Sebastião Nazaré Antero, que atuava como vigário paroquial da Paróquia São Judas Tadeu.

No mesmo dia e hora, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora , Dom Antônio dará posse ao novo Pároco Padre Márcio José Sousa Motta, que deixando a função de Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Na mesma ocasião o Padre Leandro Geraldo Magela Ferreira, recém-chegado à Arquidiocese, também assumirá como Novo Vigário Paroquial.

NOVAS INSTALAÇÕES

No dia 17 de fevereiro a Arquidiocese de Belém viverá a festa de criação da sua nonagésima paróquia, mediante a instalação da Paróquia Santa Teresa de Calcutá (Conjunto Eduardo Angelim II, Parque Guajará, s/n), com a celebração presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, às 19h. Na mesma celebração também tomará posso com pároco, Padre Paulo João Fernandes Ribeiro, até então Vigário Paroquial da Paróquia Divina Misericórdia.

Outro motivo de festa é a instalação da Área Missionaria São Clemente (Rua São Clemente s/n, no Bairro do Bengui) com celebração presidida por Dom Irineu, no dia 24, às 8h. A nova Área será administrada pelo Padre Paulo Humberto Rodrigues Cruz, até então era Administrador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Distrito Industrial.

Veja a lista completa das transferências dos novos párocos, vigários e Administrador paroquial:

TRANSFERÊNCIAS DOS SACERDOTES 201

Padre Função Paróquia Bispo Data Hora
Padre Edvaldo Andrade Amara Pároco Santo Inácio de Loyola Dom Irineu Posse realizada em janeiro
Padre Antônio Célio Pároco Nossa Senhora de Guadalupe Dom Antônio Posse realizada em janeiro
Padre Isan Alves Vieira Pároco Sagrado Coração de Jesus Dom Antônio 03/02 9h
Padre Gelcimar Souza Santos Pároco Divina Misericórdia Dom Irineu 03/02 10h
Padre Hellyson Wagner Amaral de Lima Pároco Nossa Senhora da Conceição Aparecida Dom Irineu 09/02 19h
Padre Márcio José Sousa Motta Pároco Nossa Senhora Auxiliadora Dom Antônio 10/02 9h
Padre Leandro Geraldo Magela Ferreira Vigário Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora
Padre Sebastião Nazaré Antero Pároco Santo Antônio do Tucunduba Dom Irineu 10/02 9h
Padre Paulo João Fernandes Rodrigues Pároco Santa Teresa de Calcutá Dom Alberto 17/02 19h