Por ocasião da inauguração do Barco Hospital, o Santo Padre o Papa Francisco, enviou uma mensagem para o povo amazônico, mediante a presidência do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB N2. A mensagem foi trazida pessoalmente por Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, e lida na tarde deste sábado (17) na cerimônia de inauguração do Barco Hospital Papa Francisco.

Em suas palavras o Santo Padre lembra da importância deste momento, com alegria e ação de graças a Deus por este sonho que se realiza em terras amazônicas. Um gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para Amazônia, que acontecerá em outubro deste ano.

“Hospital sobre as águas” é como o Santo Padre manifesta sua alegria pelo Barco Hospital que percorrerá o Rio Amazonas, atendendo todas as realidades do povo de Deus, “levando conforto espiritual com a calmaria para as agitações dos homens e mulheres carentes, abandonados à própria sorte”.

Barco Hospital Papa Francisco

Construído em Fortaleza, no Ceará, o Barco Papa Francisco tem o objetivo de oferecer acesso à saúde básica às pessoas que moram às proximidades dos rios. A ideia do barco hospital, com atendimento médico, surgiu a partir do incentivo do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude (2013), que no período visitou um hospital, no Rio de Janeiro, administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco e questionou se a Associação já havia implantado o projeto de assistência médica na Amazônia. A partir desse encontro iniciou-se, com o Dom Frei Bernardo Bahlmann, juntamente aos demais religiosos da Fraternidade, a idealização do projeto com a missão de levar atendimento à população ribeirinha.

Estrutura

O Barco Hospital Papa Francisco tem o comprimento de 32 metros e contará com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para os seguintes serviços médicos: raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico, e ainda, leitos de internação. Saiba mais sobre o projeto.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus desde 1985 realiza trabalhos direcionados a levar saúde básica, como ambulatórios, pronto socorro, farmácia, abrigos e comunidade terapêuticas, tem sede em Jaci (SP), já está presente no Pará, Goiás, Paraná, Ceará e Rio de Janeiro.