A quem interessar possa, a Arquidiocese de Belém dirige-se a todos com esclarecimentos, mediante apresentação de fatos, acerca da entrevista que o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, cedeu ao jornal alemão “Die Tagespost” na tarde do dia 19 de setembro e publicada no dia 30.

Antes de tudo, pedimos muita calma e atenção! Estejamos muito atentos àquilo que ouvimos e lemos e de quem recebemos mensagens, textos, links, entre outros. A checagem das informações e discernimento são indispensáveis, para não sermos arrastados por informações de todo tipo. É necessário identificar e julgar se as fontes das informações são confiáveis. Há muita fonte sem qualquer apuração de conteúdo, ou que simplesmente nascem com intenções de causar desinformações e/ou discórdias, há uma enorme lacuna entre falsas notícias “Fake News”, meias verdades e conteúdo íntegro.

Identificamos a circulação em alguns sites, blogs e redes sociais, postagens que distorcem em parte, ou completamente, a dita entrevista que o arcebispo cedeu ao Die Tagespost. É exageradamente visível, a começar pelos títulos tendenciosos, que existe a intenção de promover a confusão no entendimento de quem quer que leia.

Para que não fique dúvidas, nós da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém, tomamos a precaução de gravar em áudio a entrevista na íntegra, pois sabemos que em muitos casos há cortes, falha na interpretação, ou um simples descuido na hora de se colocar no “papel” o que de fato foi dito pelo entrevistado. Para facilitar aos que decidirem não escutar na íntegra a entrevista que rendeu 42 minutos e preferirem ir “direto ao ponto”, separamos 9 tópicos dos mais discutidos na atualidade acerca do Sínodo para Amazônia.

Antes disso, é importante lembrar que ontem, dia 2 de outubro, o arcebispo recebeu a imprensa para uma coletiva de imprensa, às vésperas de sua viagem para o Vaticano, onde participará do Sínodo, entre os dias 6 e 28. Em sua fala, Dom Alberto reforçou o que foi dito ao jornal alemão. “O Sínodo não é um parlamento, não tem poder de deliberação, é um órgão consultivo. Ao final do Sínodo, se faz um documento que os bispos assinam, sem interferência de qualquer interessado, quer seja de partido “A” ou partido “B”. Depois o Papa fará uma Exortação Apostólica com base no seu entendimento sobre os resultados dos estudos apresentados.

Acompanhe a seguir o diálogo do Arcebispo com os correspondentes do jornal Die Tagespost.

Sobre o documento de trabalho “Instrumentum Laboris”, onde alguns julgam ser influenciado por lados “seja direta ou esquerda”, as críticas exageradas e radicalidade:

Áudio 01 – Documento de Trabalho

Sobre a construção do documento de trabalho “texto mártir”, um texto “imperfeito”, comentários e críticas a respeito dos estudos. A importância da evangelização, papel da Igreja, ao invés da ecologia e socioambiental, que requer conhecimentos técnicos e políticas públicas:

Áudio 02 – Texto Mártir

O processo de evangelização no Brasil e na Amazônia:

Áudio 03 – Evangelização na Amazônia

O que esperar do Sínodo para Amazônia?

Áudio 04 – Expectativa Sinodal

O processo de construção do “Instrumentum Laboris” com contribuição de todas as partes da Amazônia, que deve ser convergida para a evangelização, que é a razão de ser da Igreja Católica:

Áudio 05 – Instrumentum Laboris para evangelização

A quebra de celibato sacerdotal, “Viri Probati” homens de caráter comprovado, em latim – homens idosos e destacados da comunidade católica local com famílias já criadas –, ordenação de mulheres:

Áudio 06 – Discussões e especulações que cercam o Sínodo

Interesse e pressão de outras áreas e países sobre os acontecimentos do Sínodo:

Áudio 07 – Pressões externas para decisões sinodais

As dificuldades para a evangelização no Brasil e na Amazônia:

Áudio 08 – A Igreja da Amazônia para o mundo

O Sínodo, o Estado, interesses Políticos, ecologismo e a Amazônia:

Áudio 09 – As diversas realidades e o Sínodo

Entrevista ao Jornal Die Tagespost - Completa