Dada a evolução tão ameaçadora de todas as questões ligadas ao Corona vírus, considero que não podemos mais adiar decisões. Assim, ficam suspensas todas as celebrações públicas da Santa Missa a partir do sábado, dia 21 de março.

Nas Paróquias em que for possível celebrações da Missa aos domingos, com a restrição de público estabelecida pelas autoridades municipais e estaduais, preferivelmente em lugar aberto, estas podem acontecer e sejam feitas de forma simples e concisa, considerando as sugestões feitas anteriormente.

Ficam suspensas até nova orientação todas as reuniões e demais atividades, inclusive a catequese e encontros de pastorais, grupos e movimentos. Recomenda-se vivamente que os idosos permaneçam em suas casas e não se dirijam às igrejas de forma alguma.

Teremos três missas diárias transmitidas pela TV Nazaré, celebradas em local reservado. Todas as pessoas se sintam dispensadas do preceito dominical, podendo acompanhar pelos meios de comunicação.

De acordo com a CNBB, as igrejas permaneçam abertas, limpas e arejadas, para a oração do povo de Deus.

A Comunicação feita pela Santa Sé vale para toda a Igreja, e, portanto, para nossa Arquidiocese.

Belém, 20 de março de 2020.

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará