O evento contará com coletiva para imprensa no dia 29, às 11h

Iniciou na manhã desta quarta-feira (28), e segue até o dia 30, no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, no distrito de Icoaraci, em Belém (Tv. do Cruzeiro, 404 – Cruzeiro), a reunião pré-sinodal com todos os Bispos da Amazônia brasileira. O evento, promovidos pela Arquidiocese de Belém, Repam e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é único e de caráter preparatório ao Sínodo para a Amazônia que ocorrerá em outubro próximo.

Amanhã, dia 29 de agosto, a organização do evento convida toda imprensa para coletiva, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de televisão, às 11h, para falar, exclusivamente, dos assuntos tratados na reunião, que é um estudo aprofundado do Documentum Laboris “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. A condução da coletiva será realizada pelo Cardeal Cláudio Hummes, presidente da comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil.

A reunião conta com todos os bispos das 56 circunscrições eclesiásticas (dioceses e prelazias) da Amazônia Brasileira e convidados (padres, religiosos, leigos) do Brasil e representantes da Santa Sé, e tem por objetivo estudar as três partes do documento sinodal através de plenárias, conferências e trabalhos em grupos. Haverá ainda, todos os dias, momentos de oração e Celebração Eucarística. Os momentos visam nortear os Bispos da Amazônia para as discussões no Sínodo dos Bispos para Amazônia, que acontecerá no Vaticano, entre os dias 6 e 27 de outubro próximo.

O evento é organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA, com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Norte 2, tem como anfitriã a Arquidiocese de Belém do Pará, na figura do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que deu boas-vindas aos participantes do encontro, “a Arquidiocese de Belém recebe com alegria os bispos de toda Amazônia brasileira neste encontro de grande responsabilidade. Esta que é a última reunião antes do Sínodo, na qual nós estamos trabalhando entorno do instrumento de trabalho do sínodo dos Bispos. Que Deus abençoe nossos trabalhos, que dê bons frutos”.

Dom Walmor de Oliveira Azevedo, presidente da CNBB, Dom David Martinez de Aguirre Guiné, Bispo de Puerto Maldonado, no Peru, e Padre Michael Czerny, subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados para o Serviço de Desenvolvimento Integral Humano, nomeados secretários do Sínodo para a Amazônia, estarão presentes no encontro de estudo. Além deles, Cristiane Murray, da secretaria do Sínodo e vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, também participará. Alfredo Ferro, de Letícia (Colômbia), da equipe de assessores da REPAM internacional e assessores da REPAM-Brasil auxiliam na realização do encontro. Essa é a última atividade antes do Sínodo, em outubro, que reunirá todos os bispos da Amazônia brasileira.

Ainda em preparação para o Sínodo para Amazônia, Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, publicou um livro de coletânea de textos com reflexões para contribuição do evento.

Sínodo para a Amazônia

O Sínodo para Amazônia é uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”. O Sínodo será realizado no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro deste ano.

Fotos: Leonardo Monteiro