O Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, acompanhado de seus Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, receberam nesta sexta-feira 29, a notícia da devolução do terreno (Av. Gentil Bittencourt com Av. 14 de Março) da Arquidiocese de Belém do Pará. Localizado ao lado a Basílica Santuário, até então mantido com a União em uso pelo Exército Brasileiro.

A noticia foi recebida durante reunião com o Ministro da Integração, Helder Barbalho e o Senador Jader Barbalho, que auxiliou a Arquidiocese nas últimas etapas das tratativas do repasse, ações que se iniciaram ao longo de 2001. Também participaram da reunião o Diretor Coordenador da Festa do Círio 2017, Roberto Mauro Santos de Souza e o advogado e também Diretor Assessor Jurídico da festa, Dr. Antonio Flávio Pereira Américo, que lembraram que foram diversas ações realizadas, muitos documentos envolvidos, e tantas outras tratativas, até que se chegasse ao consenso.

Foram passados 43 milhões de reais diretamente ao Exército Brasileiro, vindos de emendas parlamentares, de vários anos, desde 2010, de toda a representação paraense no Congresso, em ressarcimento pela entrega do terreno, que agora se concretiza. A importância não foi doada à Arquidiocese, mas entregue diretamente ao Exército, que já utilizou para construção de blocos residenciais, o dinheiro recebido. Nenhuma importância foi entregue à Arquidiocese de Belém. Foi apenas um cumprimento de um dever histórico, para que a Arquidiocese utilize a ela pertencente na origem.

Sobre este longo processo explica o Arcebispo de Belém “é um sonho muito antigo que vem desde 1849 quando essa área pertencente a igreja passou para ao Exército, durante todos esses anos foi feito todo um trabalho para que essa área seja outra vez colocado a nossa disposição, exatamente dentro do período de nossa maior devoção, que é o conjunto arquitetônico de Nazaré. Graças a Deus coube na época certa uma compreensão da bancada, deputados e senadores e todos que se dispuseram a conseguir essas verbas de bancada para que nós pudéssemos indenizar o exercito com 43 milhões de reais. O Exército já aplicou em construções, já tem toda esta verba aplicada. E agora graças a Deus nesse clima do Círio teremos a assinatura desse documento que nos possibilita ocupar área que o exercito já tem a clareza que deve ser colocada a disposição da Arquidiocese” conta Dom Alberto.

O ato de entrega do espaço está previsto para a próxima quinta-feira, 05, por volta das 11h da manhã, no mesmo local (Av. Gentil Bittencourt com Av. 14 de Março), com presença do Presidente da República, Michel Temer, no ato de assinatura e entrega oficial do espaço. Toda a organização ficará por conta do Ministério da Defesa e contará com a participação da Igreja Católica, Ministério da Integração e representantes parlamentares.

“Na próxima semana Arquidiocese de Belém estará assinando o protocolo de intenção com o Governo Federal com a presença do Presidente da Republica, Michel Temer, no sentido de fazer a cessão do uso da aérea por tempo indeterminado para que igreja possa fazer a devida utilização. Fico muito feliz como paraense e Ministro do Pará em estar cooperando para que esse sonho da Igreja possa ser torna realidade” Ministro da Integração, Helder Barbalho.

A estrutura do espaço será utilizada pela Arquidiocese de Belém para fins da evangelização e promoção da sociedade. São diversas possibilidades que vão desde espaço “nós sonhamos e sonhamos alto, pois tudo que envolve o Círio tem que ser alto, pensamos num espaço de 4 a 5 mil pessoas para que possa ser utilizado pela Arquidiocese nos eventos de evangelização, nas grandes celebrações e é claro, durante o Círio pretendemos acolher mais e melhor a todos”, explica o Arcebispo. Até o momento o espaço já tem sido utilizado pela Igreja nos períodos festivos, como é o caso do espaço de estacionamento, mas a partir de agora novos projetos serão executados. “Pretendemos, junto com a diretoria do Círio e os padres barnabitas elaborar um projeto de utilização da área, inclusive com a construção de um grande espaço de eventos para a Arquidiocese e o Círio de Nazaré” complementa Dom Alberto.