É com grade pesar que a Arquidiocese Belém recebeu a notícia do falecimento de Dr. Jorge Wilson Arbage, nesta terça-feira 17 de novembro, um grande colaborador da Igreja Católica, servidor público, político da esfera estadual e federal.

Dr. Jorge nasceu em Belém do Pará no dia 17 de fevereiro de 1924, filho de José Jorge Arbage e de Salustiana Cecim Arbage. Na Arquidiocese de Belém foi membro do conselho econômico. Começou sua escalada política na década de 50, pelo Tribunal de Justiça do Pará e promotor público de Capanema, aonde veio se tornar prefeito em 1958. Elegeu-se como deputado estadual em 1966 e deputado federal 1974. Promoveu diversos projetos e emendas, compôs conselhos e comissões.

Ainda em sua vida política, teve o grande feito da criação da lei federal que tornou o dia 12 de outubro um feriado nacional: o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Escritor e acadêmico Jorge Wilson Arbage foi membro da Academia Paraense de Letras, onde ocupava a Cadeira nº 25, cujo patrono é Juvenal Tavares. Foi autor de diversas obras, dentre as mais recentes esta a trilogia “Pelas Lentes do Passado”, “Desafios da Hermenêutica” e “Sob a Ótica do Caos”.

Em sua trajetória de vida sempre declarou sua devoção à Virgem de Nazaré e a sua dedicação ao catolicismo, como construção de igrejas e capelas, auxilio aos mais carentes, desenvolvimentos de projetos, campanhas, doações, entre outros.

Seu velório acontece no Memorial Max Domini. A bênção está prevista para amanhã, dia 18 de novembro, às 9h, com sepultamento em seguida.

Manifestamos aos seus familiares e amigos nossos sentimentos de solidariedade e orações, pedindo ao Senhor que acolha junto de si este seu filho. Pedimos a todas as orações em sufrágio de sua alma.