Por eles me consagro” é o lema de Episcopado de Dom Antônio

A Arquidiocese de Belém convida para a Missa em Ação de Graças e envio de Dom Antônio de Assis Ribeiro, neste sábado (15), às 9h, na Catedral Metropolitana de Belém, presidida por Dom Antônio.

A celebração contará com a presença Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar, o clero arquidiocesano, além de representantes das pastorais, movimentos, serviços  e novas comunidades.

Dom Antônio de Assis Ribeiro foi nomeado, em 18 de dezembro de 2024, como novo Bispo da Diocese de Macapá. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 26 de fevereiro, às 19h, na Catedral São José, em Macapá, com a presença de todos os bispos do Regional Norte 2 da CNBB.

Dom Antônio permanecerá na Arquidiocese de Belém até o dia 21 de fevereiro e, a partir do dia 22, iniciará sua nova missão. Sua história na Igreja de Belém ficará marcada pelo legado deixado ao rebanho que acompanhou e pela certeza de que cumpriu sua missão com excelência. Sua saudação sempre será lembrada: “Sigam firmes na fé!”.

Para Dom Antônio a experiência com bispo na Arquidiocese de Belém foi muito positiva e profundamente envolvente,  por ser da região e já ter servido como padre na Igreja de Belém.  “Levo no meu coração uma experiência significativa nas periferias, no mundo juvenil, acadêmico onde coordenei e fui professor do curso de teologia na Faculdade Católica de Belém. Por fim, na às áreas missionárias estimulando os padres, seminaristas e leigos a avançar cada vez mais com a igreja  ” disse Dom Antônio.

O legado de Dom Antônio na Arquidiocese de Belém

Dom Antônio de Assis Ribeiro nasceu em 26 de julho de 1966, na zona rural do município de Capitão Poço, no nordeste do Estado do Pará. Foi ordenado padre em 17 de junho de 1995 e tornou-se bispo em 2 de setembro de 2017, assumindo desde então sua missão na Arquidiocese de Belém.

Conhecido como o “Bispo da Juventude” e das áreas missionárias, Dom Antônio foi um incansável evangelizador, levando a Igreja a todos os cantos e, especialmente, aos mais necessitados. Entre suas principais realizações, destacam-se:

A implantação de 19 Áreas Missionárias, sendo a primeira a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, criada em 27 de junho de 2018 e elevada à paróquia em 2 de fevereiro deste ano, e a mais recente a de Santo Agostinho, criada em 9 de fevereiro.

A criação do Centro Juvenil Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, a realização da Assembleia da Juventude, que resultou no Plano da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Belém, e o Projeto Educativo Pastoral do Setor Juventude.

A dedicação ao ensino e às instituições católicas:

Em 2018, foi nomeado vice-presidente do Instituto Dom Vicente Zico, mantenedor da Faculdade Católica de Belém, onde também coordenou o curso de Teologia e integrou o Conselho Superior. Em 2021, passou a lecionar a disciplina “A Educação Católica” no curso de pós-graduação da Faculdade Católica de Belém. Em 2022, foi nomeado coordenador da Comissão do Sínodo Arquidiocesano de Belém.

Na área da comunicação e assistência social, foi vice-presidente da Fundação Nazaré de Comunicação e acompanhou diversas pastorais, incluindo a Juvenil, Carcerária, da Criança, da Saúde e da Educação.

Dom Antônio deixa um legado de dedicação e compromisso com a evangelização e a promoção social, sendo um exemplo de fé e serviço para toda a comunidade católica.

Vida e obra de Dom Antônio 

Por Alaíse Ribeiro
Foto: João Claudio – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

 

Receba as últimas notícias