“Em mensagem, Papa saúda todos os devotos que depositam aos pés da Mãe do Senhor os pedidos e agradecimentos.”

Sua Santidade o Papa Francisco enviou, no último dia 20 de setembro, a tradicional mensagem aos fiéis da Arquidiocese de Belém e de outras partes do Brasil que participam da 227ª edição do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro.

O Papa expressou votos sinceros para que as celebrações do Círio de Nazaré sejam uma oportunidade para reforçar a fé e a entrega a Deus, a exemplo de Maria.

E relembra o discurso, feito na vigília da Jornada Mundial da Juventude de 2019, sobre o “sim” de Maria, “Era determinada: compreendeu do que se tratava e disse ‘sim’. Foi o ‘sim’ de quem quer comprometer-se e arriscar, de quem quer apostar tudo, sem ter outra garantia para além de saber que é portadora de uma promessa.”

O tema para edição deste ano do Círio de Nazaré é “Maria, Mãe da Igreja”, Maria do sim às promessas do Senhor, como destaca o Santo Padre em mensagem ao Círio, “a força daquele ‘faça-se em Mim’”, que disse ao anjo. Foi uma coisa distinta de uma aceitação passiva ou resignada. Papa Francisco pede aos fiéis para juntar-se a ele para confiar à intercessão de Nossa Senhora de Nazaré os trabalhos e os frutos do Sínodo para Amazônia (com realização a partir do dia 6 de outubro, no Vaticano).

Por fim, o Santo Padre manifestou sua Bênção Apostólica e se despede pedindo aos fiéis que não deixem de rezar por ele.

Veja a carta na íntegra

Brasília, 20 de setembro de 2019

Na ausência do senhor Núncio Apostólico, apraz-me transmitir a Vossa Excelência o texto da mensagem que, a nome do Santo Padre, envia-lhe o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, por ocasião das celebrações do “Círio de Nossa Senhora de Nazaré”.

“Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará

Por ocasião das festividades em honra de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Arquidiocese de Belém do Pará, o Santo Padre deseja fazer chegar a sua saudação a todos os fiéis que, devotamente, depositam aos pés da Mãe do Senhor as seus pedidos e agradecimento, juntando-se ele a todos e cada um para confiar a intercessão de Nossa Senhora os trabalhos e os frutos do Sínodo para a Amazônia. Sua Santidade faz votos de que as celebrações do Círio de Nazaré sejam uma oportunidade para reforçar a fé e a entrega a Deus, seguindo o exempla de Maria, concretamente “a força daquele ‘faça-se em Mim’”, que disse ao anjo. Foi uma coisa distinta de uma aceitação passiva ou resignada. (…) Era determinada: compreendeu do que se tratava e disse “sim”, sem rodeios de palavras. (…) Foi o “sim” de quem quer comprometer-se e arriscar, de quem quer apostar tudo, sem ter outra garantia para além da certeza de saber que é portadora de uma promessa” (Papa Francisco, Discurso no Vigila da XXXIV Jornada Mundial da Juventude, 26/01/2019). Lembrando a cada um que também é portador de uma promessa do céu para os outros, a Papa Francisco sobre todos invoca a proteção de Nossa Senhora de Nazaré e lhes concede uma propiciadora Benção Apostólica, pedindo também que, por favor, não deixem de rezar por ele.

Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado”

Unindo-me aos votos, asseguro-lhe minhas orações.

Mons. Massimo Catterin

Secretário, Nunciatura Apostólica do Brasil