Paróquia Santa Rita de Cássia será elevada a Santuário
22/08/2023

A Arquidiocese de Belém terá um Santuário dedicado à devoção de Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis.

Nesta sexta-feira (25), a Paróquia Santa Rita de Cássia (Cidade Nova V, travessa WE 32, número 642, Ananindeua – PA) será elevada a Santuário, tornando-se o sexto da Arquidiocese e o primeiro em Ananindeua. A Santa Missa será às 19h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelos padres da Região Episcopal São Vicente de Paulo.

O Santuário servirá como referência para as famílias e a devoção a Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. Como Santuário, haverá celebrações eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, intensa oração, além da realização de simpósios temáticos e encontros de formação.

Devoção a Santa Rita de Cássia

Conhecida como a Santa das causas Impossíveis, advogada das causas perdidas, Santa das Rosas, padroeira das mães e viúvas. Rita de Cássia é uma das santas mais populares, com devoção em todo o mundo.  No Brasil estão o maior Santuário e a maior estátua sacra do mundo dedicada a Santa Rita.

Na Arquidiocese de Belém  a devoção á Santa Rita  teve inicio 1913 com  os Freis Agostinianos Recoletos.  Atualmente  Santa Rita tem 19 comunidades e uma paróquia. As principais festividades em homenagem a Santa ocorrem em Icoaraci, na capela dedicada a Santa. Também é realizada em Canudos, na Paróquia São José de Queluz, onde ocorre a tradicional procissão das Rosas, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém desde abril de 2019. Por fim, na Cidade Nova, na Paróquia Santa Rita, onde a devoção se estende a outros municípios.

Paróquia Santa Rita de Cássia

A Paróquia Santa Rita de Cássia é a 43ª paróquia da Arquidiocese de Belém. Foi instalada em 4 de agosto de 1990, sendo a primeira paróquia criada por Dom Vicente Joaquim Zico, 8º Arcebispo de Belém (1990 a 2004). Atualmente, tem como Pároco o Padre Lindomar da Silva Pinheiro e como vigários paroquiais o Padre Romeu Ferreira da Silva e o Padre Ozenildo Dias de Figueiredo, responsáveis pela Igreja Matriz e por mais três Comunidades e três  Núcleos de Evangelização.

Região Episcopal São Vicente de Paulo

A Região São Vicente de Paulo foi criada por Dom Orani João Tempesta, o 9º Arcebispo de Belém (2004-2009), em 31 de março de 2005, sendo desmembrada da Região Episcopal Menino Deus. A Região tem como Vigário Episcopal o Padre Ivan Conceição e abrange 17 paróquias, incluindo a de Santa Rita de Cássia, que recebe o título de Santuário.

Santuários Arquidiocesanos

O primeiro Santuário é o de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, localizado na Região Santa Maria Goretti. Foi criado em 31 de maio de 2006 pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta. O Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizado na Região Episcopal Santa Cruz, é o segundo Santuário Arquidiocesano, criado em 1º de maio de 2021. O terceiro é o Santuário São Judas Tadeu, criado em 26 de janeiro de 2023, na Região de Sant’Ana. O quarto é o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, criado em 24 de junho de 2023, e o quinto é Nossa Senhora do Ó, criado em 20 de agosto de 2023. Todos foram instalados por Dom Alberto Taveira Corrêa.

Próximos Santuários

No próximo domingo, dia 27, será instalado o Santuário Nossa Senhora das Graças (Região Menino Deus). E no dia 8 de setembro, encerrando o ciclo de instalações, será criado o Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio (Região Coração Eucarístico de Jesus).

História de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia tem uma história de fé, perseverança e amor. Nascida em Roccaporena, na Itália, em 1381, Rita viveu uma vida marcada por dificuldades e sofrimentos. Ainda jovem, foi obrigada a se casar com um homem violento, que a maltratou por muitos anos. Após a morte do marido, Rita se dedicou à vida religiosa e ingressou na Ordem dos Agostinianos.

Apesar das adversidades, Rita nunca perdeu a fé em Deus. Ela foi uma mulher de oração constante, que sempre se dedicou aos mais necessitados. Também foi uma grande defensora das mulheres e das crianças.

Ao longo de sua vida, Rita realizou muitos milagres, que lhe valeram o título de “Advogada das Causas Impossíveis”. Ela morreu em Cássia, na Itália, em 22 de maio de 1457, e foi canonizada em 1900.A história de Santa Rita de Cássia é uma inspiração e ensina que, mesmo diante das dificuldades, não se deve nunca perder a esperança e a fé em Deus.

Programação de Instalação do Santuário

18h – Caminhada festiva e “flash mob” Vocacional com a juventude da Região São Vicente de Paulo, saindo da Paróquia Nossa Senhora do Amparo para o futuro Santuário de Santa Rita de Cássia
19h- Missa de Criação do Santuário Santa Rita de Cássia

Informações à Imprensa