Paróquia Nossa Senhora do Ó será elevada a Santuário
16/08/2023

Paróquia Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, é a quinta paróquia da Arquidiocese a ser elevada a Santuário

A Paróquia Nossa Senhora do Ó, localizada no distrito de Mosqueiro, será elevada a Santuário Arquidiocesano neste domingo (20), às 18h30, durante uma Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O evento ocorrerá na própria matriz paroquial, situada na Travessa Coronel Carlos Bentes, 159, Vila, Mosqueiro. A cerimônia contará também com a participação dos padres da Arquidiocese e, principalmente, da Região de Nossa Senhora do Ó, a qual pertence a paróquia.

O Santuário Nossa Senhora do Ó assumirá um papel central na Pastoral do Turismo e na Dimensão Carismática da Igreja. Sua programação inclui Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, intensas sessões de oração, além da realização de Simpósios temáticos e encontros de formação.

Devoção a Nossa Senhora do Ó

A devoção a Nossa Senhora do Ó é celebrada pela Igreja Católica todo dia 18 de dezembro. A tradição religiosa em Mosqueiro remonta à criação da paróquia em 1868. Nossa Senhora do Ó é a padroeira de Mosqueiro e atrai milhares de fiéis de Belém, municípios vizinhos e outros Estados, especialmente no segundo domingo de dezembro, durante o Círio de Nossa Senhora do Ó. Este ano, a celebração atingirá sua 138ª edição com 13 romarias oficiais.

Paróquia Nossa Senhora do Ó

Fundada em 1868 por Dom Antônio de Macedo Costa, 10° Bispo da Arquidiocese de Belém (1860-1890), a Paróquia Nossa Senhora do Ó é a sexta paróquia da arquidiocese. Como primeira igreja do Distrito de Mosqueiro, ela ocupa um lugar especial na história religiosa local. Atualmente, a paróquia tem como Pároco o Padre Erick Ramon de Araújo Bezerra, que exerce a função de Pároco, e conta também com os Vigários paroquiais Padre José Antônio da Paixão da Silva e Padre José Reinaldo Ferreira. Além disso, a paróquia engloba 23 comunidades além da Igreja Matriz.

Região Episcopal Nossa Senhora do Ó

Instituída por Dom Alberto Taveira Corrêa em 26 de maio de 2019, a Região Episcopal Nossa Senhora do Ó foi desmembrada da Região Episcopal Menino Deus. Essa área abrange o distrito de Mosqueiro, bem como os municípios de Benevides e Santa Bárbara. Padre Francimar Ferreira é o atual Vigário Episcopal e a região abriga oito paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara, São Pedro Pescador, Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Paróquia São Francisco de Assis do Murinim e Nossa Senhora do Ó, que agora recebe o título de Santuário.

Santuários Arquidiocesanos

A trajetória dos Santuários Arquidiocesanos teve início com o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, localizado na Região Santa Maria Goretti. Criado em 31 de maio de 2006 pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta.

Na sequência, surgiu o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situado na Região Episcopal Santa Cruz. Este segundo Santuário Arquidiocesano foi estabelecido em 1º de maio de 2021 por Dom Alberto Taveira Corrêa.

O Santuário São Judas Tadeu, o terceiro da Arquidiocese, foi criado em 26 de janeiro de 2023, na Região de Sant’Ana, também por Dom Alberto Taveira Corrêa. O quarto santuário foi inaugurado em 24 de junho de 2023, o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no Distrito de Icoaraci.

Próximos Santuários

O mês de agosto reserva a inauguração do Santuário Santa Rita de Cássia (Região São Vicente de Paulo) no dia 25, seguido pela abertura do Santuário Nossa Senhora das Graças (Região Menino Deus) em 27 de agosto. Com a criação do Santuário, o Círio de Nossa Senhora das Graças, tradicionalmente realizado no 3° domingo de agosto, será transferido para 4° domingo de novembro, mês da padroeira.

Encerrando esse ciclo de inaugurações, o mês de setembro contemplará a criação do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio no dia 08 (Região Coração Eucarístico de Jesus).

Programação de Instalação do Santuário

Quarta-feira à Sexta-feira (16 a 18):

• Manhã e Tarde – Visitas Missionárias Vocacionais, nas Comunidades

Quinta-feira à Sábado (17 a 19) Tríduo

• 18h Novena
  • 18h30 Santa Missa
  • Na sexta-feira a missa será presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli

Sábado (19)

• 09h às 12h Pro-Vocação Evento do Serviço de Animação Vocacional, na Escola Padre Eduardo.
  • 19h Novena
  •      19h30 Missa presidida pelo Padre Francimar – Vigário Episcopal da Região