Área Missionária São Clemente é elevada à paróquia
02/09/2022

A Arquidiocese de Belém elevará a Área Missionária São Clemente à paróquia, neste domingo (04) às 7h, com missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.

Na ocasião os atuais administradores o Padre Rinaldo Felipe dos Santos tomará posse como como Pároco e o Padre Danilo Brandão dos Santos como vigário paroquial.

A Paróquia São Clemente faz parte da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus e conta com as comunidades: 1. São José Operário; 2. Santo Antônio; 3. Nossa Senhora da Conceição; 4. Jesus é Vida; e 5. Nossa Senhora do Carmo; todas desmembradas da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz.

Frutos dos 300 anos da Diocese de Belém

São Clemente foi criada como área missionária no dia 10 de março de 2019, sendo a 92° da Arquidiocese, tendo como administrador o Padre Paulo Humberto Rodrigues, durante as comemorações dos 300 anos da Diocese de Belém, com objetivo se fazer chegar à igreja aos mais necessitados.

“Vivemos numa região com grandes desafios. Os que são socialmente pobres constituem a maior parte de nosso povo santo. Sem desprezar quem quer que seja, nossa Igreja quer incluir os que estão ou se sentem mais distantes e excluídos. Daí se entende a força missionária com a qual estamos implantando paróquias e áreas missionárias nos pontos mais desafiadores de nossa Arquidiocese” Dom Alberto”.

Desde então foram 11 novas paróquias/áreas missionárias em diversos bairros de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. Estão previstos mais oito, desta vez incluindo o município de Santa Barbará.

Ao todo foram criadas três paróquias e oito áreas missionárias, destas três áreas já foram elevadas as paróquias: São Francisco de Assis – Murinin, São José Esposo de Maria e São Clemente.

A última criação foi a da Área Missionário São João Bosco (Sacramenta), no dia 16 de agosto, tendo como administrador Diácono Edward, na Região Episcopal Santa Cruz, que agora conta com 16 paróquias/áreas missionárias.

ÚLTIMAS INSTALAÇÕES PARÓQUIA/ ÁREA MISSIONÁRIA

• 91° Paróquia Santa Teresa de Calcutá (fev/2019)
  • 92° Área Missionária São Clemente (mar/2019) Elevada a Paróquia (set/2022)
  • 93° Paróquia São Francisco de Assis – Murinin (mar/2019) – Elevada a paróquia (dez/2021)