Foro: Salim Wariss

Será realizado nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, a partir das 10h30 o lançamento da 28ª edição do livro Retiro Popular, de autoria de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, este ano com tema “O Tempo da Graça”.

Em razão dos protocolos de prevenção a Covid-19, o lançamento do Retiro Popular será com transmissão ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré canal 30.1, a Rádio Nazaré 91.3 FM) e pelas redes sociais, sem a participação de público, inclusive na celebração da Santa Missa, às 12h, que encerrará o programa especial.

A edição deste ano publicado pela Editora Canção Nova, Dom Alberto propõe ao leitor um momento de aprofundamento espiritual em preparação para a Páscoa do Senhor, enriquecida graças a um roteiro com motivações à conversão pessoal para Cristo, que reforçam a necessidade da vida sacramental da Igreja (Eucaristia e Confissão), a importância das práticas penitenciais (oração, via-sacra, rosário, jejum, caridade), sem contar a indispensável leitura orante (Lectio Divina) da Palavra de Deus, indicada principalmente pela liturgia de cada dia da Quaresma.

O tema “O Tempo da Graça” torna-se um convite para refletir o tempo desafiador em que o mundo passa e uma oportunidade de viver bem o período da Quaresma, que este ano ocorre entre 17 de fevereiro e 28 de março, com aprofundamento espiritual em preparação para Páscoa do Senhor, que celebraremos no dia 04 de abril.

Além do livro a ser lançado, os fiéis poderão acompanhar um programa especial com reflexões do Retiro Popular, conduzido por padres da Arquidiocese, a partir do dia 22 de fevereiro, às 8h de segunda a sexta pela Rádio Nazaré 91.3 FM.

O Livro já pode ser adquirido em todo o Brasil pela editora Canção Nova. Na Arquidiocese de Belém será disponibilizado na Fundação Nazaré de Comunicação. Toda a renda será destinada para manutenção dos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém.

Retiro Popular

Quando era Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Alberto já promovia um breve retiro quaresmal na Rádio Nova Aliança, quando em 1992 foi convidado pela Canção Nova para transformar o retiro em um livro para que mais fiéis de todo Brasil tivessem acesso, desde então não parou mais.  Este ano será 28°edição, destas 23 são pela editora Canção Nova. Devido a um problema de saúde, o ano de 2019 foi o único ano que não foi publicado o livro quaresmal.