Laboratórios de Comunhão

A Arquidiocese de Belém está realizando as assembleias sinodais paroquiais. Estas assembleias podem ser verdadeiros “laboratórios de comunhão”, nos quais se experimentam os relacionamentos baseados no estilo sinodal, isto é, relacionamentos nos quais predominam as atitudes do amor fraterno, onde cada um se dispõe a escutar profundamente os outros e sabe valorizar as suas ideias mesmo se contrárias às suas. Deste “saber escutar” uns aos outros – o que é próprio de uma igreja em estilo sinodal – se avalia a realidade pastoral das paróquias com objetividade e daí nascem propostas para uma Igreja missionária – em saída – que responda aos desafios de nosso tempo.

Eu escrevi “podem ser verdadeiros laboratórios de comunhão” porque não é descontado que realmente o sejam. Se não existir este espírito de abertura, de corresponsabilidade, de valorização dos carismas existentes nas paróquias, as assembleias sinodais paroquiais podem tornar-se somente um ato formal de avaliação feito apenas para cumprir uma agenda preestabelecida. Se assim acontecer não será uma efetiva contribuição para o processo sinodal que estamos vivendo. Espera-se que de fato todas as paróquias consigam entrar no processo sinodal e deem sua contribuição para que “caminhando juntos” ouçamos o que o Espírito quer dizer à nossa Igreja de Belém.

Neste tempo de processo sinodal rezemos todos os dias a oração para o sínodo arquidiocesano:

Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém.

Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor.

Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém.

Foto: Luiz Estumano

Padre Hélio Fronczak