A Paróquia São Judas Tadeu será elevada a Santuário, sendo o terceiro da Arquidiocese de Belém.  A cerimônia será nesta quinta-feira (26), com Missa Solene, às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos padres da Região Sant’ Ana.

Com grande devoção popular São Judas, Santo das Causas Impossíveis, atrai dezenas de fiéis de diversos bairros da grande Belém e região metropolitana, em especial no dia 28 de cada mês, quando é realizada a novena.  Graças a essa devoção a Paróquia São Judas, localizada na Avenida Alcindo Cacela 4175, no bairro da Condor, em Belém, foi escolhida para ser Santuário da Região Episcopal Sant’Ana.

O Santuário será referência para as pastorais das Ilhas e dos Ribeirinhos, terá ao menos duas Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, oração intensa, além da realização de Simpósios temáticos e encontros de formação.

Santuários

A Paróquia Santuário São Judas é a primeira das seis previstas para se tornar santuário na Arquidiocese de Belém nos próximos meses. Ainda serão instalados na Região Menino Deus (Santuário Nossa Senhora das Graças), na Região São Vicente de Paulo (Santuário de Santa Rita de Cássia), na Região Nossa Senhora do Ó (Santuário de Nossa Senhora do Ó)Região São João Batista (Santuário São João Batista) e, na Região Coração Eucarístico de Jesus (Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio).

O objetivo é que todas as oito Regiões Episcopais tenham santuários. Com a elevação da Paróquia de São Judas à Santuário, a Arquidiocese passa a ter três santuários. A primeira Instalação de Santuário é a de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, localizada na Região Santa Maria Goretti. Criado no dia 31 de maio de 2006, pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada na Região Episcopal Santa Cruz, passou a ser o segundo Santuário Arquidiocesano, criado no dia 1º de maio de 2021, por Dom Alberto Taveira Corrêa.

Paróquia São Judas Tadeu

São Judas Tadeu é a 18° paróquia da Arquidiocese, foi criada em 6 de janeiro de 1956, pelo 6° Arcebispo de Belém Dom Mário de Miranda Villas-Boas. Atualmente tem como Pároco Padre Rafael da Costa Brito e como Vigário Padre Fábio Giovanni Martins Jacob de Carvalho

Região Episcopal Sant’ Ana

A Região Sant’ Ana foi criada em 31 de outubro de 1991, pelo 8° Arcebispo de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico.  A região conta com um Santuário, oito paróquias, duas reitorias e uma capela. Atualmente tem como Vigário Episcopal, o Cônego Roberto Cavalli, que será substituído em fevereiro pelo Padre André Teles.

Programação Semanal do Santuário

Segunda-feira: