
Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a capital paraense sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP30. O evento reunirá centenas de países para discutir ações de enfrentamento à crise climática.
Em paralelo ao evento, a Igreja Católica prepara sua contribuição pastoral e profética com o programa “Igreja na COP30”. A iniciativa promove eventos e atividades de formação, reflexão e mobilização social sobre o cuidado da Casa Comum, em sintonia com o magistério da Igreja (especialmente as encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum).
PARTICIPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA COP30
Para este período, a Arquidiocese de Belém trabalha em duas frentes: a participação da Santa Sé e a parte pastoral da Igreja. No caso da Santa Sé, a função da Arquidiocese de Belém é conduzir todas as tratativas necessárias para atender às demandas de logística e hospedagem da Santa Sé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), tendo Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém, como presidente da Coordenação Arquidiocesana da Comissão de Preparação e Acompanhamento da COP30.
O Vaticano já confirmou a participação de 10 membros representantes diretos da Santa Sé, cuja chefia da delegação será exercida pelo Cardeal Pietro Parolin (Secretário de Estado da Santa Sé). Ele será a autoridade máxima da Igreja, representando o Santo Padre, Papa Leão. O Chefe Adjunto da Delegação será o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
A delegação direta da Santa Sé ainda contará com outros membros, inclusive leigos, atuando em diversas áreas, como conselheiros, membros do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Sala de Imprensa da Santa Sé, do Dicastério para a Cultura e Educação, e da Direção de Infraestruturas e Serviços.
A comissão será ainda complementada pelos bispos da Arquidiocese de Belém: Dom Julio Endi Akamine (Arcebispo Metropolitano de Belém), Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém e Presidente da Coordenação Arquidiocesana da Comissão de Preparação e Acompanhamento da COP30) e Dom Paulo Andreolli (Coordenador Arquidiocesano da Comissão de Preparação e Acompanhamento da COP30).
Por fim, complementando a Delegação da Igreja Católica, haverá representantes das Presidências da: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM); Conferências Episcopais Asiáticas (FABC) e Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAMA).
A delegação da Igreja terá acesso à Blue Zone da COP30, bem como às demais áreas, como a Green Zone. Além da participação nesses espaços, a delegação poderá integrar as atividades promovidas pela Arquidiocese de Belém.
A Arquidiocese de Belém é responsável por articular todo o apoio logístico e de hospedagem da delegação e já está em contato com as autoridades estaduais e federais para as devidas providências. A hospedagem dos membros da delegação será em uma casa de retiros católica localizada em Belém.
AÇÕES CATÓLICAS DURATNE A COP30
A pastoral promove uma programação com atividades da Igreja que ocorrerão paralelamente à programação oficial da COP30, conduzidas por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e Coordenador Arquidiocesano da Comissão de Preparação e Acompanhamento da COP30.
A programação pastoral será realizada de 11 a 16 de novembro de 2025, pela Arquidiocese de Belém, em quatro polos na Região Metropolitana (no centro de Belém, no distrito de Icoaraci, em Ananindeua e em Santa Bárbara). O evento contará com painéis temáticos, tendas expositivas, oficinas, celebrações litúrgicas, apresentações culturais e ações de sensibilização.
O objetivo é oferecer espaços de escuta, partilha e compromisso diante dos desafios socioambientais atuais, fortalecendo a Pastoral da Ecologia Integral e incentivando uma verdadeira conversão ecológica nas comunidades.
No dia 12 de novembro, no período da tarde, a atividade terá programação nacional com coletiva de imprensa promovida pela CNBB Nacional, às 14h, seguida de palestra e, às 19h, a Caminhada dos Mártires da Casa Comum, que sairá do Colégio Santa Catarina de Sena em direção à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
A programação organiza-se em quatro polos, cada um com equipe de coordenação e foco de público:
Polo Social (Colégio Santa Catarina de Sena): movimentos sociais, ONGs católicas, congregações, institutos e novas comunidades.
Polo Educação e Saúde (Faculdade Católica de Belém): pastoral universitária, instituições de ensino superior, pastoral da saúde e hospitais.
Polo Juventude (Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças – Icoaraci): juventude, pastorais da educação, da criança e familiar.
Polo Sustentabilidade (Santa Bárbara): paróquias, grupos e comunidades da Região Episcopal Nossa Senhora do Ó (Benevides, Santa Bárbara, Murinin, Benfica, Mosqueiro).
Acesse a programação completa clicando aqui!