“Evento foca em formação para ações de fraternidade e amizade social com base na encíclica do Papa Francisco.”

A Arquidiocese de Belém realizará neste sábado (20), uma formação especial para a Campanha da Fraternidade 2024 (CF). O evento ocorrerá no Centro de Cultura e Formação Cristã, localizado na BR 316, Km 6, das 8h30 às 17h. O tema da campanha é  “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).

A formação será liderada pelo Padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB e assessor nacional da Campanha da Fraternidade. O encontro contará com a presença de representantes das 104 paróquias, pastorais, movimentos, grupos e serviços da Arquidiocese de Belém. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores para desenvolver atividades e ações concretas em âmbito paroquial e arquidiocesano, fortalecendo o compromisso com os objetivos da campanha.

Campanha da Fraternidade 2024

Em sua 60ª edição, a Campanha da Fraternidade foi inspirada na Encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco. O tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8), escolhidos pelo Conselho Permanente da CNBB em novembro de 2022, refletem a preocupação do episcopado brasileiro em promover a fraternidade frente aos desafios sociais atuais.

Lançamento e abertura

A Campanha da Fraternidade 2024 será oficialmente lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, com uma coletiva de imprensa da CNBB e transmissão ao vivo pelas TVs católicas e redes sociais. A abertura na Arquidiocese de Belém será marcada por missas nas oito Regiões Episcopais, presididas pelos bispos e vigários gerais, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Programação da Formação

• 8h30: Chegada e Animação
  • 8h45: Abertura e Oração
  • 9h: Acolhida por Dom Paulo Andreolli
  • 9h10: Primeira Palavra – “Ver”, por Padre Patriky Samuel
  • 10h30: Intervalo
  • 10h45: Segunda Palavra – “Iluminar”, por Padre Patriky Samuel
  • 12h: Almoço
  • 13h30: Retorno com Animação
  • 14h: Terceira Palavra – “AGIR”, por Padre Patriky Samuel
  • 15h45: Lanche
  • 16h: Conclusão – Coordenação da Campanha
  • 17h: Encerramento do estudo
  • 17h15: Santa Missa, presidida por Dom Paulo Andreolli

Biografia Padre Patrik

Padre Patriky exerce a função de secretário executivo de Campanhas da CNBB,desde 27 de junho de 2019, tendo sido transferido de sua diocese de Luz (MG) para Brasília.Nasceu no dia 28 de abril de 1983, na cidade de Piumhi (MG) e foi  ordenado padre em 20 de dezembro de 2008, pela Diocese de Luz, localizada na Cidade de Luz, Minas Gerais, mesma cidade de origem de Nosso Dom Vicente Joaquim Zico.

Formada em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cursou no ano de 2013, a pós-graduação em Missiologia e Animação Pastoral pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS). E em 2018 concluiu outra pós-graduação em Teologia Pastoral para uma Igreja em saída pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (MG).

Serviço:
Formação da Campanha da Fraternidade 2024
Data e hora: Sábado (20), das 8h30 às 17h
Local: Centro de Cultura e Formação Cristã (BR 316, Km 6)

Foto: Ascom ArqBelém e CNBB