A Arquidiocese de Belém realiza neste sábado (31) o Encontro de Formação para Animadores da Campanha da Fraternidade 2026 (CF), das 9h às 18h, no Centro de Cultura e Formação Cristã (BR 316, Km 6). O tema da campanha deste ano é “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), visando despertar a consciência sobre o direito à moradia digna.
A formação é para representantes das paróquias, pastorais e grupos e serviços da Arquidiocese de Belém, e será conduzida pelo Diácono Francisco Costa Euvágrio Paes e a Irmã Eugênia Maciel. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores para desenvolver atividades e ações concretas da campanha em âmbito paroquial e arquidiocesano.
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2026
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Catolica no Brasil durante a Quaresma, visando chamar a atenção para uma situação que precisa de conversão para o bem de todos. Este ano, o foco é a moradia, e a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”.
O lançamento será realizado oficialmente em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro, durante uma coletiva de imprensa da CNBB com transmissão ao vivo pelas TVs católicas e redes sociais. O encerramento da campanha será no Domingo de Ramos, 29 de março, com a Coleta Nacional da Solidariedade.
Abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belém
A abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belém será nos dias 21 e 22 de fevereiro com missas nos santuários das oitos Regiões Episcopais. As celebrações serão presididas por Dom Julio Endi Akamine (Arcebispo de Belém), Dom Paulo Andreolli (Bispo Auxiliar) e Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Emérito).
Programação da Formação
8h: Equipe de animação
9h: Oração (Irmã Rejiane).
9h20: Boas-vindas (Dom Paulo)
9h30: Irmã Eugênia Maciel (formação)
10h45: lanche
11h15: continuidade da formação
12h30: almoço.
Equipe de animação.
13h30: Diácono Francisco Euvágrio
15h: Lanche.
15h30: continuidade da formação
17h: Missa na Paróquia São Pio X
Serviço:
Formação da Campanha da Fraternidade 2026
Data e hora: Sábado, 31 de janeiro
Local: Centro de Cultura e Formação Cristã (BR 316, Km 6)
Sugestão de entrevistados: (Antes do evento ou nos intervalos)
- Dom Paulo Andreolli e Irmã Rejiane Dias (coordenadores da campanha)
- Diácono Francisco Euvágrio Paes e Irmã Eugênia Maciel (Formadores da Campanha da Fraternidade
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
