Ao chegar no final do mês de junho, encerra-se algumas das mais tradicionais comemorações juninas, Santo Antônio, São João e amanhã (29), comemora-se dia de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja da Católica, padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas e São Paulo conhecido como Apóstolos dos Gentios e grande Evangelizador.
A Arquidiocese de Belém tem uma paróquia dedicada aos santos, a Paróquia São Pedro e São Paulo (Rua Barão de Igarapé Miri, 430, Guamá) que terá missa Solene e procissão em honra aos Padroeiros. As comemorações ocorrem desde o dia 21, este ano com tema “Com Pedro e Paulo, celebramos os 300 anos da criação da Diocese de Belém” e conta com programação diária de missa, novena, terço e atração cultural.
Amanhã a programação começa às 7h, com terço da alvorada, em seguida terá o traslado das imagens para casa de um paroquiano. Já às 11h, o Pároco, Padre Antônio de Pádua Rodrigues da Silva, celebrará a santa missa com a tradicional bênção das chaves, referência a passagem bíblica: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16, 19). Pela noite, às 18h, terá a novena, após haverá a santa missa presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Evandro Luiz Fonseca Araújo. O encerramento da noite será com programação cultura.
Domingo (30) solenidade de São Pedro e São Paulo, a programação começa às 7h com terço da alvorada, às 8h missa celebrada pelo Padre Evandro Luiz Fonseca Araújo. Durante a manhã terá diversas atividades. À tarde, às 17h, haverá procissão com as imagens de São Pedro e São Paulo pelas ruas do bairro do Guamá, após a chegada terá santa missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman.
Dia do Papa
Também no dia de São Pedro (29) a Igreja Católica de todo mundo celebra o dia Papa (no Brasil quando a data cai durante a semana é transferida para o domingo, neste caso dia 30). Nesta celebração realiza-se o Óbolo de São Pedro que é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre. As doações são usadas em obras eclesiais, trabalhos humanitários e de promoção social, atividades da Santa Sé, dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades.
Serviço: Dia de São Pedro e São Paulo
Data e hora: Sábado (29), de 7h às 21h
Procissão no domingo (30), às 17h.