Foro: Salim Wariss

A Arquidiocese de Belém começa os preparativos da V Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE2021), que este ano tem como tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” – e do lema – “Cristo é a nossa paz do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).

“A sinalizar que o diálogo é o nosso melhor testemunho. A fé nos lembra de que Cristo é nossa Paz e nos anima a prosseguir pelo caminho da unidade na diversidade. Com ela, afirmamos que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido. A escolha por testemunhar a fé vivida em diversidade desafia-nos a realizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”.

Este ano de devido às recomendações de prevenção à COVID-19, haverá mudança na formação e a abertura da Campanha na Arquidiocese de Belém. Não haverá estudo nas regiões e nem abertura com a participação livre dos fiéis, apenas os convocados.

Formação

A   Arquidiocese através Coordenação de Pastoral realiza neste sábado (30), o Estudo preparatório da V Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE2021). A formação será realizada em um único dia, no Centro de Evangelização de Fátima- CEFAT (Tv. Antônio Baena, 564, bairro de Fátima) de 8h às 12h, apenas com os representantes das Forças vivas da Igreja e os Vigários Episcopais. Os participantes já foram convocados.

O objetivo do estudo é formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível da Arquidiocese, como expressão concreta do compromisso para o alcance do objetivo da Campanha.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica

A campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 será lançada em todo o Brasil na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro. Na Arquidiocese de Belém será durante coletiva às 9h, na Cúria Metropolitana.

A abertura será com uma celebração Ecumênica, no dia 20 de fevereiro, no Auditório da Cúria Metropolitana, com programação das 8h às 12h, com a participação dos vigários episcopais, articuladores das dimensões pastorais e conselho Amazônico de Igrejas Cristãs- CAIC.