Arquidiocese de Belém recebeu na tarde de domingo (12) os respirados doados pelo Santo Padre, o Papa Francisco, por meio da Esmolaria Apostólica (departamento da Santa Sé responsável por doações e caridade), para contribuição ao combate da pandemia do Covid-19.

Os respiradores foram trazidos pelo avião da Força Aérea Brasileira – FAB, com intermédio da Arquidiocese Militar do Brasil, que passou em Marabá – PA e deixou um dos respiradores para Diocese do município, que recebido por Dom Vital Corbellini, Bispo Diocesano.

Em Belém-PA foram entregues o da Diocese de Óbidos e o da Arquidiocese de Belém, durante coletiva na Cúria Metropolitana, cedida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. No momento Dom Alberto entregou um ao Padre Ângelo Gaio, diretor do Hospital Divina Providência (Marituba), que esteve junto com sua equipe para receber oficialmente o aparelho. O hospital é administrado pela congregação religiosa dos Pobres Servos da Divina Providência, há 22 anos.

O outro respirador mecânico foi recebido pelo sr. Eládio Canto, representante da Diocese de Óbidos, que destinará o instrumento para o Barco Hospital Papa Francisco. O terceiro aparelho ficou na Diocese de Marabá, recebido pelo bispo diocesano Dom Vital Corbellini.

O Papa Francisco realizou no mês de junho a doação de 35 ventiladores pulmonares para 13 países em contribuição ao combate da pandemia do Covid-19. Além do Brasil, também receberão quatro doações cada o Haiti e Venezuela, três para Colômbia, Honduras e México, já a República Dominicana, Bolívia, Equador, Camarões, Zimbábue, Bangladesh e Ucrânia receberão duas unidades cada.

A Igreja e a Caridade

Desde o início da pandemia o Santo Padre vem promovendo ações para contribuir com os mais necessitados junto ao combate do coronavírus, são realizadas doações de equipamentos e ajudas financeiras para diversas realidades, como hospitais e um fundo de emergência criado por ele para ajudar as nações mais afetadas pela crise sanitária. Dezenas de respiradores foram doados para hospitais na Itália e no Oriente Médio, bem como para outros países que lutam contra esta crise global.

No mês de maio a Arquidiocese de Belém recebeu do Santo Padre uma doação de dez mil reais para auxílio nas atividades de assistências para as famílias mais necessitadas. A ajuda foi investida para atender famílias em situação de vulnerabilidade, idosos, residentes em áreas de periferias, nos limites dos territórios paroquiais, com grande representação de subemprego e até mesmo muitos desempregados, sem nenhuma fonte de renda.

Igreja Católica, Serviço Essencial à Vida

Um dos princípios da Arquidiocese de Belém é a promoção da vida, atitude evidenciada por meio de seus inúmeros projetos sociais, de educação, saúde, assistência social, ações coordenadas com instituições locais e internacionais. São crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas em situação de abandono, em ruas, casas de assistência social, casas para idosos, doentes crônicos e deficientes, entre outros, atendidos em diversas instâncias.

Veja a matéria completa:

Fotos: Luiz Estumano – Voz de Nazaré