E se este for o seu último Natal?

É certamente uma pergunta incômoda, não? Talvez nem gostaríamos de pensar neste assunto; contudo, não está descartado que este pode ser sim o seu (e meu) último natal.

Na primeira pregação de advento ao Papa Francisco e a todo o pessoal (clero e leigos) que trabalha no Vaticano, o pregador oficial, o agora Cardeal Raniero Cantalamessa lembrou de algumas “máximas eternas”, isto é, ditos que ninguém pode contestar.

A primeira máxima citada é aquela que está na resumida na antiga sentença que os monges Trapistas escolheram como lema de sua Ordem: “Memento mori”, que significa: “lembra-te de que morrerás”.

A segunda é a citação do Salmo 90,12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que nosso coração a sabedoria alcance”. É o pedido a Deus que o salmista faz, consciente que seus dias na terra são finitos.

A terceira é a admoestação quanto ao dia e hora da nossa morte que o Evangelho afirma na conclusão da parábola do rico que projetava construir celeiros maiores para a sua colheita: “Insensato! Ainda nesta noite vão tomar a tua vida. E o que acumulaste, para quem será?” (Lc 12,20). E relacionada a esta mesma ideia, a outra frase: “Que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, mas arruinar a sua vida?” (cf. Mt 16,26).

Só estas citações são suficientes para concluir: “A morte é certa; do morrer a hora é incerta”. Pense comigo: se você soubesse que realmente este é o seu último natal, o que você faria para celebrá-lo bem? Permita-me dar algumas indicações:

1. Procure, o quanto antes, reconciliar-se com Deus. Procure um sacerdote na sua comunidade para celebrar o sacramento da confissão sacramental onde você encontrará a certeza e a alegria do perdão dos pecados.
  2. Encontre um modo de viver reconciliado com todas as pessoas: Perdoe as ofensas recebidas; conceda perdão a quem te pedir perdão. Lembre-se de que somos chamados a ser “misericordiosos como o Pai Celeste”.
  3. Viva a máxima de São João da Cruz: “Onde não há amor, coloque amor, e você encontrará o Amor”. É vivendo no amor para com todos que construímos o Reino de Deus e experimentamos a presença de Deus entre nós.

FELIZ NATAL!

Foto de destaque: Cristiane Araújo