A Arquidiocese de Belém comunica o falecimento do FREI FRANCISCO JOSÉ BARROS MENDES (FREI CHIQUINHO), da Ordem dos Mercedários, presente há vários anos em Belém para tratamento de saúde, com a licença de seus superiores religiosos. Não sendo incardinado na Arquidiocese, mantinha seus vínculos com sua Ordem religiosa, dependendo assim de seus respectivos superiores. Aqui residia por motivos familiares, vindo a auxiliar em várias Paróquias e Movimentos Eclesiais, inclusive na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Nos últimos meses, mesmo tendo um apartamento pessoal na cidade, passou a viver numa casa bem próxima do local em que fazia, três vezes por semana, os procedimentos de hemodiálise.

Toda a sua vida tem sido marcada por muitas lutas quanto à sua saúde, sabendo acolher tudo com muita resignação e dignidade, edificando a quantos com ele experimentaram a convivência.

Recentemente Frei Francisco comunicou-nos sua viagem para Fortaleza-CE, para ser submetido ao transplante de rins, aguardado durante vários anos, com permanência prevista naquela cidade por um longo período.

Neste dia 1° de novembro, Solenidade de Todos os Santos, num procedimento cirúrgico ainda de outra ordem, sofreu um infarto e não resistiu, vindo a falecer.

Manifestamos aos seus familiares e à sua família religiosa nos sentimentos de solidariedade e nossas orações, pedindo ao Senhor que acolha junto de si este servo fiel religioso e sacerdote. Não tendo chegado as necessárias informações a respeito dos procedimentos em vista do sepultamento, aguardamos outras notícias da parte de seus familiares, aos quais ele se encontrava ligado durante este período de licença da ordem religiosa.

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará