CHANCELARIA ARQUIDIOCESANA DE BELÉM
Natureza e Funções
Órgão oficial da Cúria Metropolitana responsável por:
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Redação, expedição e arquivamento dos atos oficiais
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Preparação de documentos eclesiásticos (nomeações, provisões, decretos e atos de ordenação)
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Certificação conjunta (com o Arcebispo) de documentos com efeito jurídico
Atribuições Principais
📜 Documentação Eclesiástica:
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Elaboração de toda documentação sacerdotal e arquidiocesana
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Autenticação de atos arquiepiscopais
📊 Estatísticas Eclesiais:
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Coleta e organização de dados das paróquias e instituições
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Encaminhamento de relatórios anuais à Santa Sé
🗃️ Gestão Documental:
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Organização e preservação dos atos oficiais
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Manutenção do arquivo corrente da Cúria
Estrutura Organizacional
Chanceler:
Sr. Renato Moraes dos Santos
Atendimento ao Público
📅 Horário:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h
📞 Contatos:
Telefones: (91) 3215-7001 / 3215-7002
E-mail: [email protected]
Observações Importantes
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Todos os documentos oficiais devem passar pela Chancelaria para validação
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Atos jurídicos requerem assinatura conjunta (Arcebispo e Chanceler)
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Dúvidas sobre procedimentos devem ser encaminhadas ao e-mail oficial
✝️ “Tudo deve decorrer com ordem e dignidade” (1 Cor 14,40)
Para assuntos oficiais da Arquidiocese, consulte a Chancelaria.