Há cinco anos Arquidiocese de Belém se vivia a 17° edição do Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016, quando católicos de todo o Brasil se voltava para o Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto de 2016. Era a segunda edição do Congresso Eucarístico em terras belenense, sendo a primeira em 1953.

O CEN2016 teve como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do pão, só em sua celebração e procissão de encerramento, reuniu cerca de meio milhão de pessoas de todo o Brasil. O evento teve uma semana de programação intensa, em diversos pontos da cidade e contou com várias celebrações eucarísticas, adoração, procissões, exposição, simpósios, shows, e muito mais. Antes da abertura do evento, em 15 de agosto, ocorreu uma Procissão Eucarística Fluvial que iniciou em Manaus, passando por vários municípios até a chega em Belém.

Além das centenas de fiéis de todo Brasil, também estiveram presentes mais de mil sacerdotes, diáconos, cerca de 300 bispos, cardeais, Núncio Apostólico de Brasil e o Legado Pontifício (Enviado direto do Santo Padre).

A seguir nosso Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, descreve de forma emocionante a grandiosidade do CEN2016.

A 17° edição do CEN

A Arquidiocese de Olinda/Recife já está nos preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que devido a pandemia foi adiando pela segunda vez, e terá previsão de ocorrer em novembro, de 2022, que traz o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At, 2,45-47).