A Igreja Católica celebra com devoção nesta terça-feira, dia 25 de julho, a festividade de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e dos motoristas. Na Arquidiocese de Belém as homenagens em sua honra serão realizadas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada no Bairro de Fátima.

A comemoração terá início na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Antônio Barreto, 2167, no bairro de Fátima, com a programação começando às 8h da manhã, com Santa Missa presidida pelo Padre João Pedro de Jesus dos Reis Fonseca (Arquidiocese de São Luís – MA), da Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas. Após a celebração, será realizada a tradicional bênção dos motoristas, chaves e veículos.

Logo em seguida, por volta das 9h, acontecerá a Carreata de São Cristóvão, organizada pelos Amigos de São Cristóvão, em colaboração com taxistas e rodoviários. A carreata partirá da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e seguirá o seguinte trajeto: avenidas Antônio Barreto, Tv. 14 de Março, Rua Ferreira Pena, Rua Curuçá, Tv. Soares Carneiro, Av. Senador Lemos, Av. Júlio César, Praça São Cristóvão, Av. Júlio César, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Visconde de Souza Franco, Av. Marechal Hermes, Av. Presidente Vergas, Av. Serzedelo Corrêa, Av. Gentil Bittencourt, Tv. Quintino Bocaiúva, Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata, Av. Almirante Barroso, Av. Cipriano Santos, Tv. Francisco Monteiro, Rua Silva Rosado, Rua da Olaria, Av. Tucunduba, até a Comunidade Santo Agostinho.

Tradição

A tradição de homenagear São Cristóvão em Belém teve início em 1913, quando a imagem peregrina do santo foi trazida de Portugal e continua a ser usada durante as procissões até hoje. Inicialmente organizada pela União dos Choferes do Pará, a responsabilidade da celebração foi posteriormente assumida pelo Sindicato dos Rodoviários, e atualmente, a organização fica a cargo dos Amigos de São Cristóvão.

O Santo e a Devoção

São Cristóvão, cujo nome significa “aquele que carrega Cristo”, é venerado como um dos santos mais populares da tradição cristã. A história do padroeiro dos viajantes e dos motoristas remonta aos primeiros séculos do Cristianismo. Segundo a tradição, São Cristóvão era um homem de estatura imponente e força sobre-humana, que vivia como um eremita e dedicava sua vida a ajudar os outros. Um dia, enquanto buscava um rei poderoso a quem servir, ele encontrou um ermitão que o instruiu a colocar seus talentos a serviço de Deus, servindo os viajantes e transportando-os através de um rio perigoso. Durante uma dessas travessias, ele carregou um menino desconhecido em seus ombros, que se revelou como o próprio Cristo, e desde então, São Cristóvão foi reconhecido como o protetor dos viajantes e um símbolo de auxílio incondicional ao próximo.