A Arquidiocese de Belém realiza de 10 a 13 de fevereiro o Carnaval com Cristo 2024, uma oportunidade para experimentar a verdadeira alegria de estar na presença viva e real do amor de Deus através da música, louvor e oração.

O evento é uma preparação para Quaresma, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas (14 de fevereiro) e encerra na Missa do Crisma, Quinta-feira Santa (28 de março), período recomendado para prática da penitência, caridade, jejum e reflexão em preparação para Páscoa do Senhor, que ocorrerá no dia 31 março.

A programação ocorrerá em Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, com organização das paróquias, Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades e conta com celebrações, adoração ao Santíssimo, momentos de orações e reflexões da palavra, palestras, louvor e arrastão.

O Setor Juventude abre a programação de carnaval da Arquidiocese, no sábado, dia 10, com ” Alegrate”,  que tem como  tema “A verdadeira alegria nasce do encontro”. A programação começa às 15h, com missa presidida pelo Padre Ivan Conceição, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Cidade Nova VIII, Coqueiro), em seguida sairá o Arrastão de carnaval com destino ao Santuário Santa Rita de Cássia (Cidade Nova V Coqueiro).

No domingo (11) começam os retiros de carnaval com programação para toda família realizados pelas Novas Comunidades e Movimentos e nas paróquias da Arquidiocese de Belém.

Os bispos estarão presentes na maratona de atividades durante esses dias.   Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, estará na segunda-feira (12) às 17h no AVIVA da Comunidade Cristo Alegria (Hangar) e às 19h, no Renascer da Comunidade Shalom (colégio CESEP). Na terça-feira (13) de carnaval, Dom Alberto celebrará às 9h, no Enchei-Vos da Renovação Carismática Católica e às 17h no Renovai-vos da Comunidade Maíra, (Ginásio do Colégio Santo Antônio).

Já os bispos auxiliares estarão no renovai-vos da Comunidade Maíra, Dom Antônio de Assis Ribeiro, no domingo (11), às 17h e Dom Paulo Andreolli, na segunda-feira (12), também às 17h.

PROGRAMAÇÃO

Alegra-te Setor Juventude, dia 10 de fevereiro, a Arrastão de carnaval da Juventude da Arquidiocese de Belém, com tema “A verdadeira alegria nasce do encontro”. A partir das 15h, concentração e saída da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Cidade Nova VIII, Coqueiro), com destino ao Santuário Santa Rita de Cássia (Cidade Nova V Coqueiro.  Entrada franca

Renovai-vos – Comunidade Maíra, com tema “Fazei-vos servos uns dos outros pelo Espírito Santo que é amor!”. Abertura no dia 10, às 15h.  De 11 a 13 a programação será das 8h às 18h, no Ginásio do Colégio Santo Antônio (Av, Assis de Vasconcelos Campina). Entrada franca- informações (91) 98402-1577.

Renascer – Comunidade Shalom, das 8h às 18h com tema “Coragem, o Senhor te chama! (MC 10;49). De 10 a 13 no Ginásio colégio CESEP- Pedreira e 11 a 13 no Ginásio escola Luís Nunes, Ananindeua.  Entrada gratuita

A VIVA – Comunidade Cristo Alegria, de 11 a 13 de fevereiro, das 9h às 19h, no Centro de Convenções da Amazônia- Hangar. Entrada Franca

Reconciliai-vos – Santuário São Judas Tadeu, de 11 a 13 de fevereiro, das 9h às 18h, no Santuário (Alcindo Cacela, 4175, Condor). Entrada franca

Cristo Folia – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré- Marituba, dia 13, a partir 15, concentração na Comunidade Nossa Senhora das Graças, rua do Fio, Marituba.

Rejubila-te – Paróquia São Francisco de Assis – Tapanã, dia 13, das 8h30 às 17h.  na própria paróquia (Rua Presidente Castelo Branco, 85, Tapanã) Pago-Informação (91) 99298-2749

Enchei-Vos (Renovação Carismática Católica) – Dia 13 de fevereiro, das 8h às 19h – nas oito Regiões Episcopais com entrada franca.

• Região Episcopal Santa Cruz –das 9h às 18h no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Av. Pedro Miranda 1566. Pedreira).
  • Regiões Episcopais Santa Maria Goretti e Sant’Ana – das 8h às 18h na Paróquia São Francisco de Assis- Capuchinhos (Travessa Castelo Branco 15 41- São Brás);
  • Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus – das 8h às 19h na Paróquia Santo Antônio de Pádua (AV. Mário Covas – Coqueiro)
  • Região Episcopal São João Batista – das 8h às 18h30 no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. (Praça Pio XII, nº 148 – Icoaraci);
  • Região Episcopal Menino Deus -das 8h às 18h no Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa- (BR 316 km 08, Praça Vera Cruz, Centro de Ananindeua);
  • Região Episcopal São Vicente de Paulo – a partir das 7h30 na Paróquia Santa Paula Frassinetti (Cidade Nova VI, Coqueiro);
  • Regiões Episcopais Nossa Senhora do Ó – Paróquia Santa Rosa de Lima (Av.  Santa Rosa de Lima, independência, Benevides)

Foro: Comunidade Maíra