Ato de Contrição: por que, como e quando utilizá-lo?

O ato de contrição é uma oração católica que nos permite exprimir o arrependimento por nossos pecados e o desejo de nos redimirmos diante de Deus. Associado ao sacramento da reconciliação, ele pode ser recitado de modo particular ou coletivamente como reconhecimento de nossos pecados. Descubra como e por que rezar o ato de contrição.

Oração do ato de contrição

“Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu! Por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração por vos ter ofendido. Pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno. Mas proponho firmemente, ajudado com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. E espero alcançar o perdão as minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.”

Por que rezar o ato de contrição?

“Feliz aquele cuja culpa foi cancelada e cujo pecado foi perdoado.” (Sl 32, 1).
Cada pecado é uma ferida que fazemos em Jesus e que é acrescentada sobre o peso que devemos portar. Reconhecer sua ou suas faltas, exprimir um real arrependimento permite que nos aproximemos do Senhor, experimentando seu amor e sua misericórdia infinita e nos sentindo verdadeiramente livres.

Somos todos pecadores, mas não somos condenados a continuar prisioneiros de nossos pecados. Jesus morreu para nos resgatar. O ato de contrição permite que coloquemos nossos pecados aos pés da cruz, estando imediatamente ligado ao ato de fé, ao ato de caridade e ao ato de esperança, pois, ao pedir a graça do perdão, nós pedimos também a Deus – com fé e esperança – a força e a coragem de fazer penitência e não mais cometer essa falta.

“Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.” (Lc 15, 7).

Como rezar o ato de contrição

Sozinho, na missa ou na confissão
O ato de contrição faz parte do sacramento da reconciliação e é rezado ao final deste, antes de receber a absolvição do padre. Existem ainda:

O ato de contrição também pode ser rezado em outros momentos. Através da oração de desagravo podemos, à noite, reconhecer nossas fraquezas e faltas do dia e iniciar nossa oração da noite com uma oração de arrependimento.

Enfim, no início de cada missa, todos da assembleia são convidados a se reconhecerem pecadores e, então, recitar, a uma só voz, um ato de contrição por meio da oração Confesso a Deus.

Duas outras orações de contrição

“Meu Deus, eu me arrependo de todo coração de vos ter ofendido. Prometo que, com Vossa graça, nunca mais irei pecar. Meu Jesus, misericórdia. Amém.”
“Meu Deus e meu Pai, tende piedade de mim!
Curai-me, porque eu pequei contra vós.
Meu Jesus, misericórdia!
Eu me arrependo de vos ter ofendido.
Concedei-me a graça de não cometer o pecado e fugir das ocasiões de pecar.
Dai-me a graça de cumprir meus deveres de cristão. Amém.”

Fonte: Hozana.org

Receba as últimas notícias