Após dois anos e oito meses, a Arquidiocese de Belém realizará a última etapa do Primeiro Sínodo Arquidiocesano, neste final de semana, dias 5 e 6 de agosto, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC, anexo a Faculdade Católica de Belém.

Na manhã do dia 15 de novembro de 2019, a arquidiocese dava início às atividades para o Sínodo, com uma manhã repleta de participantes de todas as forças vivas da Igreja, instituindo assim o tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8).

O sentido do Sínodo é envolver os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, pessoas consagradas, leigos e leigas, todas as forças vivas da Igreja para colaborar com os bispos, para contribuir com as ações evangelizadoras e missionárias da Igreja de Belém, bem como estabelecer os princípios norteadores de sua ação pastoral a partir das comemorações tricentenárias.

A missa de abertura do encerramento do Sínodo será nesta sexta-feira (05) às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém do Alberto Taveira Corrêa, com celebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e o clero arquidiocesano, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua).

No dia seguinte, sábado (06), haverá uma intensa programação das 7h às 17h, que trabalhará, por meio de oficinas, a base de dados dos estudos realizados ao longo de quase três anos. Ao final dos trabalhos haverá plenárias para conclusão, definição dos trabalhos. O encerramento do evento será com Santa Missa.

Os participantes da Assembleia Final foram escolhidos dura as Assembleias Específicas que ocorrem dura os meses de maio e junho, com participação da Vida Religiosa, Instituições não Católicas, Juventude, Pastorais Ministérios e Organismos, Novas Comunidades e Movimentos, Diáconos e Presbíteros. Também são chamadas as instâncias atuantes nas atividades da Arquidiocese, como administração, sistema de comunicação, além de indicações de membros das demais fases do sínodo ocorrido ao longo do período.

A partir da Assembleia Geral, será elaborado um documento que norteará os próximos anos da evangelização da Arquidiocese, a fim de atender às realidades e anseios de seu rebanho, a partir das indicações evangélicas das tarefas primordiais da Santa Igreja, isto é, as razões pelas quais Jesus Cristo, o fundador da Igreja, a pensou: Ide… ensinai… batizai… Estes três verbos imperativos resumem os múnus específicos da Igreja de Cristo e motivam toda a sua ação pastoral.

Passo a passo das Assembleias

O Sínodo Arquidiocesano estava previsto para ocorrer de novembro de 2019 a junho de 2020, mas foi suspenso devido a pandemia. Neste primeiro momento ocorreu apenas a primeira etapa preliminar e preparatória. Somente em fevereiro deste ano as atividades retornaram.

Nos meses de fevereiro e março ocorreu a segunda etapa com as Assembleias Paróquias, onde foram realizados estudos, retiros, pesquisas e reflexões sobre diversos temas da vida da Igreja, com a participação dos fiéis e todos aqueles que estão engajados na vida paroquial.

A terceira etapa, com as Assembleias das Regiões Episcopais, trabalhou com base nos dados das assembleias paroquiais, onde representantes das oitos regiões episcopais da Arquidiocese, realizaram estudos sobre os dados levantados e os estratificaram para melhor análise.

Na quarta e penúltima etapa foram realizadas as Assembleias Específicas durante os sábados nos meses maio e junho, com a participação da Vida (07/05) Instituições não católicas (14/05), Setor Juventude (21/05), Pastorais Ministérios e Organismos (28/05), Novas Comunidades e Movimentos (04/06), Diáconos (11/06) e Presbíteros (18/06).

No mês de julho a coordenação do Sínodo trabalhou com material colhido nas assembleias para conclusão do trabalho, que foi realizado nos dias 5 e 6 de agosto, com a participação dos representantes de todas as etapas da Assembleia.

Base do Sínodo

O Sínodo teve como primícia a Assembleia Pastoral Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 2017, que buscou revisar as ações da Igreja local e propor novos caminhos da evangelização, bem como a renovação da vida pastoral na Arquidiocese de Belém.

Tem contribuição da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe ocorrido em 2021. A conclusão do Sínodo também contribuirá com a realização do Sínodo Geral dos Bispos convocado pelo Santo Padre para o ano de 2023.

O significado do Sínodos

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”.

O sínodo é uma assembleia eclesiástica convocada para tratar de assuntos relacionados à Arquidiocese/diocese, com ajuda do clero e leigos. É necessário para melhorar o serviço pastoral e ocorre em toda a igreja. A exemplo disso foi o Sínodo da Amazônia realizado em 2019, em Roma, e contou com a participação dos bispos da Amazônia.

E para 2023 o Papa Francisco convoca toda a Igreja a percorrer o caminho rumo ao Sínodo “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Programação da Assembleia Geral

Sexta-feira (05)