“Os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial foi o principal tema debatido no Seminário de Comunicação”
A Arquidiocese de Belém esteve presente na 10ª edição do Seminário de Comunicação promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. O evento, com o tema “Igreja e Inteligência Artificial: a missão da igreja nas transformações tecnológicas”, ocorreu de 19 a 22 de setembro no Centro de Estudos do Sumaré e reuniu cerca de 180 participantes de todo o Brasil, tanto presencialmente quanto online.
Com discussões centradas na Inteligência Artificial, o evento teve início com as palavras do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, seguidas por 10 conferências ao longo dos quatro dias. Entre os palestrantes, estavam especialistas de diversas áreas, incluindo técnicos, mestres e doutores. A conferência de encerramento contou com o discurso de Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A participação da Arquidiocese de Belém incluiu o Padre Leonardo Lopes, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação e o Assessor de Comunicação, Alan Monteiro.
Os temas abordaram diversas perspectivas, como o processo de formação da Inteligência Artificial (I.A.), sua responsabilidade civil, interação e reações emocionais, desafios da datificação na esfera religiosa e o cenário da Inteligência Artificial no Brasil e o Diretório para a Comunicação no Brasil.
O Seminário de Comunicação Social é um evento organizado anualmente pela Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 2013. Coordenado pelo padre Arnaldo Rodrigues, doutor em Comunicação Social pela Universidade Pública La Sapienza, em Roma, e professor do Departamento de Comunicação da PUC Rio e Assessor de Comunicação da CNBB. Padre Arnaldo destacou: “Após a conclusão da primeira edição do evento em 2013, surgiu a ideia de torná-lo um evento anual. Dom Orani, nosso Cardeal Arcebispo, deu sua autorização, e desde então organizamos essa iniciativa. O evento proporciona uma valiosa oportunidade para conectar-se com outros comunicadores do Evangelho, entender as tendências mais recentes e adotar as melhores práticas em evangelização. Trata-se de uma contribuição da Igreja do Rio de Janeiro para todos os membros de paróquias, equipes de assessoria, profissionais e instituições de todo o Brasil”.
Para celebrar a décima edição do evento, a terceira noite contou com um evento cultural no Cristo Redentor, que apresentou um concerto com peças internacionais e populares brasileiras, executado por músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Ação Social pela Música (ASM Brasil).
A próxima edição do evento já tem data confirmada, de 10 a 13 de setembro de 2024, com o tema “Igreja, Casa de Vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e identidade”. O evento continuará a acontecer de forma híbrida (presencial e online), e as inscrições já estão abertas no site oficial do evento. Acesse clicando aqui!