Santuário em homenagem a Nossa Senhora do Bom Remédio”

Nesta sexta-feira, 8 de setembro, a Arquidiocese de Belém inaugura o oitavo Santuário, que será dedicado à Nossa Senhora do Bom Remédio. A Santa Missa ocorrerá às 19h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelos padres da Região Coração Eucarístico de Jesus, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio ((Conjunto Satélite, Trav. WE6,455, Coqueiro).

O Santuário representa um local de peregrinação, criado a partir da devoção e da profunda experiência de fé do povo da paróquia. Por meio dessas peregrinações em busca dos sinais dessa rica experiência de fé, o espaço sagrado é elevado ao título de Santuário, tornando-se um  centro de referência para a fé e devoção dos fiéis.

O novo Santuário será uma referência na devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio e para as Pastorais Sociais, da Saúde e dos Enfermos. Além disso, contará com celebrações eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações cotidianas do Sacramento da Penitência, intensa oração, simpósios temáticos e encontros de formação.

Com a criação do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio, a Arquidiocese de Belém conclui as instalações nas Regiões Episcopais, totalizando oito Santuários, um em cada região. Os Santuários anteriores incluem 1) Nossa Senhora de Nazaré do Desterro na Região Episcopal Santa Maria Goretti, criado em 31 de maio de 2006 por Dom Orani João Tempesta; 2) Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Região Episcopal Santa Cruz, criado em 1º de maio de 2021; 3) Santuário São Judas Tadeu na Região de Sant’Ana, instalado em 26 de janeiro de 2023; 4) Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças criado em 24 de junho de 2023; 5) e Nossa Senhora do Ó, criado em 20 de agosto.

Recentemente, foram instalados 6) Santa Rita de Cássia na Região São Vicente de Paulo, no dia 25 de agosto e 7) Nossa Senhora das Graças na Região Menino Deus, no dia 27, e agora, o oitavo a ser instalado será o Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio na Região Coração Eucarístico de Jesus, em 8 de setembro.

Devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio

Nossa Senhora do Bom Remédio, no Brasil, é mais conhecida com o título de Nossa Senhora dos Remédios. Ela é considerada Mãe e Padroeira da Família Trinitária, sendo vista como o remédio para todas as necessidades da vida.

A devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio na Arquidiocese de Belém teve início com a criação do conjunto Satélite, na época conhecido como Nuneslândia. Os primeiros moradores desejavam ter uma igreja, e em 1974, teve início à construção da Comunidade, que fazia parte da Paróquia Santo Antônio de Pádua. A devoção escolhida, entre diversas opções, foi a de Nossa Senhora do Bom Remédio.

Em 1978, a igreja foi concluída, marcando um momento especial para a comunidade. Em comemoração, realizou-se a primeira procissão do Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, que, neste ano, alcança a sua 45ª edição, com o tema “Ave Maria, cheia de Graça!”.

Em 1981, a Comunidade de Nossa Senhora do Bom Remédio foi elevada à categoria de paróquia e acolheu comunidades que se desmembraram das Paróquias Santo Antônio (Coqueiro), São João Batista (Icoaraci) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Telégrafo) e a festividade da padroeira comemorada todo o mês de setembro.

Além da Capital Paraense, Nossa Senhora do Bom Remédio conta com muitos devotos da Região do Salgado, que frequentemente visitam a paróquia para cumprir suas promessas.

Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio é a 31ª paróquia da Arquidiocese de Belém. Foi criada em 1º de maio de 1981, por  Dom  Alberto Gaudêncio Ramos, sétimo Arcebispo de Belém (1957 a 1990). Atualmente, o Padre Richardson Oliveira Santos é o pároco, servindo na Igreja Matriz e em duas Comunidades, além do Seminário Propedêutico Dom Tadeu Post.

Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus

Essa região foi estabelecida por Dom Alberto Taveira Corrêa, em 20 de novembro de 2016, desmembrada da região São João Batista. Atualmente, o Vigário Episcopal é Padre Humberto Paiva, e ela compreende 13 paróquias: Arcanjo São Miguel, Coração Eucarístico de Jesus, Cristo Redentor, Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Edwiges, Santa Luzia do Bom Futuro, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santo Antônio de Pádua, São Clemente, São José de Anchieta e o Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio.

Devoção a Nossa Senhora do (Bom Remédio, dos Remédios ou do Remédio)

A devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio teve origem com São João da Mata e São Félix, que fundaram a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade em 1198. Essa Ordem tinha como objetivo resgatar cristãos escravizados na África e no Oriente Médio. Para angariar fundos para essa nobre causa, eles recorreram à intercessão de Nossa Senhora .

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio começou com os frades Trinitários, que junto com suas Confrarias e devotos, difundiram a devoção a Nossa Senhora dos Remédios. As primeiras capelas construídas em sua honra surgiram nos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão e em cidades mineiras. Posteriormente, a devoção se espalhou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Foto: Jefferson Bruno – Pascom Bom Remédio